SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96980 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3095 "inscrito_id" => 5378 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este estudo aborda uma análise de literatura sobre as metodologias ativas de aprendizagem e a concepção epistemológica da avaliação evidenciada na metodologia ativa de aprendizagem de Sala de Aula Invertida, uma proposta inovadora de educação em destaque no atual contexto ainda pandêmico. O objetivo da pesquisa bibliográfica foi analisar o potencial pedagógico das metodologias ativas de aprendizagem e identificar os tipos e a concepção epistemológica de avaliação utilizados na prática da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida. Assim, realizou-se a busca de referências bibliográficas no Banco de Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Dossiê de Periódicos Eletrônicos Brasileiros, no Google Livros e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Os artigos, livros e tese selecionados trouxeram reflexões e proposições sobre as metodologias ativas e concepções de avaliação. Para tanto, fundamentou-se na Análise Textual Discursiva (ATD), a qual se caracteriza como uma metodologia de cunho qualitativo que visa compreender fenômenos e discursos. O estudo reforçou a importância do uso das metodologias ativas inovadoras e adoção de prática pedagógica de avaliação processual e flexível. No entanto, para sua melhor efetivação no contexto escolar, é necessário contornar obstáculos como a mudança de postura dos professores e demais profissionais da educação, no sentido de transformar e se transformar por meio do processo de formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5378_TB3095_11112023135120.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LUCIA GONÇALVES PIRES" "autor_nome_curto" => "VERA PIRES" "autor_email" => "veragoncalvespires@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96980 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3095 "inscrito_id" => 5378 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE A CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA DA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este estudo aborda uma análise de literatura sobre as metodologias ativas de aprendizagem e a concepção epistemológica da avaliação evidenciada na metodologia ativa de aprendizagem de Sala de Aula Invertida, uma proposta inovadora de educação em destaque no atual contexto ainda pandêmico. O objetivo da pesquisa bibliográfica foi analisar o potencial pedagógico das metodologias ativas de aprendizagem e identificar os tipos e a concepção epistemológica de avaliação utilizados na prática da metodologia ativa de Sala de Aula Invertida. Assim, realizou-se a busca de referências bibliográficas no Banco de Dissertações do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Dossiê de Periódicos Eletrônicos Brasileiros, no Google Livros e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de novembro de 2022 a janeiro de 2023. Os artigos, livros e tese selecionados trouxeram reflexões e proposições sobre as metodologias ativas e concepções de avaliação. Para tanto, fundamentou-se na Análise Textual Discursiva (ATD), a qual se caracteriza como uma metodologia de cunho qualitativo que visa compreender fenômenos e discursos. O estudo reforçou a importância do uso das metodologias ativas inovadoras e adoção de prática pedagógica de avaliação processual e flexível. No entanto, para sua melhor efetivação no contexto escolar, é necessário contornar obstáculos como a mudança de postura dos professores e demais profissionais da educação, no sentido de transformar e se transformar por meio do processo de formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5378_TB3095_11112023135120.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LUCIA GONÇALVES PIRES" "autor_nome_curto" => "VERA PIRES" "autor_email" => "veragoncalvespires@yahoo." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }