O IMPACTO DA FORMAÇÃO EM ARTE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96692 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2709 "inscrito_id" => 3235 "titulo" => "O IMPACTO DA FORMAÇÃO EM ARTE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "O impacto exercido sobre o processo de formação do(a) docente, possui uma relevante influência sobre o acesso às oportunidades sociais, uma vez que, esse espaço de formação, é o que possibilita a apropriação do saber e que ao mesmo tempo, contribui para o aumento de capital individual e coletivo. Portanto, a formação do ser humano, se fundamenta na transmissão de modo sistematizado dos saberes acumulados pela humanidade ao longo dos processos históricos, viabilizando os caminhos para o acesso ao conhecimento e a competência para a descoberta de novos conhecimentos. O(a) professor(a) deve ser capaz de ressignificar os processos de ensino aprendizagem, deixando claro que, o(a) estudante é o centro do próprio processo e sujeito das ações que podem levar ao desenvolvimento global do conhecimento, de habilidades humanas, de valores e atitudes de um cidadão. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública municipal, localizada em uma cidade do agreste paraibano, a escola atende alunos(as) do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos diurno e noturno. O universo estudado compreende professores(as), estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, observados em lócus nas aulas de Arte ministradas na Instituição de Ensino. Aplicou-se no desenvolvimento da pesquisa, a metodologia do tipo descritiva, com enfoque na análise observatória e documental (qualitativa). Levando em conta o que foi estudado, pesquisado, observado, praticado e sistematizado neste artigo, podemos afirmar que, ele se torna relevante porque coletou e registrou informações, e apresenta uma prática de sala de aula exitosa, mostrando uma prática pedagógica que envolve a ampliação contínua dos conhecimentos e o desenvolvimento no modo de interagir com os(as) educandos(a)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3235_TB2709_15082023110817.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA COSTA" "autor_email" => "claudiacostaorientadora@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96692 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2709 "inscrito_id" => 3235 "titulo" => "O IMPACTO DA FORMAÇÃO EM ARTE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "O impacto exercido sobre o processo de formação do(a) docente, possui uma relevante influência sobre o acesso às oportunidades sociais, uma vez que, esse espaço de formação, é o que possibilita a apropriação do saber e que ao mesmo tempo, contribui para o aumento de capital individual e coletivo. Portanto, a formação do ser humano, se fundamenta na transmissão de modo sistematizado dos saberes acumulados pela humanidade ao longo dos processos históricos, viabilizando os caminhos para o acesso ao conhecimento e a competência para a descoberta de novos conhecimentos. O(a) professor(a) deve ser capaz de ressignificar os processos de ensino aprendizagem, deixando claro que, o(a) estudante é o centro do próprio processo e sujeito das ações que podem levar ao desenvolvimento global do conhecimento, de habilidades humanas, de valores e atitudes de um cidadão. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública municipal, localizada em uma cidade do agreste paraibano, a escola atende alunos(as) do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos diurno e noturno. O universo estudado compreende professores(as), estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, observados em lócus nas aulas de Arte ministradas na Instituição de Ensino. Aplicou-se no desenvolvimento da pesquisa, a metodologia do tipo descritiva, com enfoque na análise observatória e documental (qualitativa). Levando em conta o que foi estudado, pesquisado, observado, praticado e sistematizado neste artigo, podemos afirmar que, ele se torna relevante porque coletou e registrou informações, e apresenta uma prática de sala de aula exitosa, mostrando uma prática pedagógica que envolve a ampliação contínua dos conhecimentos e o desenvolvimento no modo de interagir com os(as) educandos(a)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3235_TB2709_15082023110817.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA COSTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA COSTA" "autor_email" => "claudiacostaorientadora@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }