O LIVRO ‘TORTO ARADO’ E SEU DIÁLOGO CRÍTICO-SOCIAL COM O ENSINO DA GEOGRAFIA: A LITERATURA NÃO ACADÊMICA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DENTRO DAS SALAS DE AULAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96753 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2790 "inscrito_id" => 12301 "titulo" => "O LIVRO ‘TORTO ARADO’ E SEU DIÁLOGO CRÍTICO-SOCIAL COM O ENSINO DA GEOGRAFIA: A LITERATURA NÃO ACADÊMICA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DENTRO DAS SALAS DE AULAS" "resumo" => "No livro “Torto Arado” (2019), o autor e geógrafo Itamar Vieira Júnior, detalha a vida de trabalhadoras/es rurais do século XX que viviam "de morada" na fazenda fictícia "Água Negra", na região da Chapada Diamantina, Bahia, no Nordeste brasileiro. Aborda a forma como pessoas negras, descendentes de escravizados africanos continuaram à margem da sociedade mesmo após a Lei Áurea; as relações de disputa por terra, que expressa a soberania dos grandes latifundiários, e o valor desta, para as/os trabalhadoras/es rurais, a partir da dinâmica histórica, social e educacional, sempre invisibilizadas. Tal trabalho busca, a partir da literatura enquanto linguagem artística desenvolver o pensamento crítico-social, dissociar o ensino tradicionalista da Geografia, para tornar possível através da utilização de metodologias ativas, a aproximação da/o estudante do Novo Ensino Médio – NEM –, trabalhando a partir da abordagem do livro, para entender sua realidade e desenvolver o pensamento crítico-social. A pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir o Ensino da Geografia na Educação Básica, na construção do Currículo Crítico, trazendo à visão de graduandas em Licenciatura em Geografia para o debate acerca do uso das metodologias ativas e da literatura não acadêmica para o melhor aproveitamento dos conteúdos, e rendimento escolar, e, das/os estudantes. Abordando temas direcionados à discussão sobre Renda da Terra, Reforma Agrária, Educação do Campo, Religiosidade e Ancestralidade. É possível entender que o tema trata da realidade da construção do povo brasileiro, enquanto país miscigenado e que, ao longo dos séculos a consolidação de uma sociedade racista, desigual, e classista, permitiu que a Educação, fosse contribuinte para o fortalecimento do racismo estrutural. A metodologia consiste em bibliografia básica, de artigos e livros, para compreender as diversas perspectivas de autores renomados na área em discussão, como a experiência e o debate em sala de aula na disciplina de Geografia Agrária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12301_TB2790_10122023212329.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LOHAANA MELO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Mª LOHAANA" "autor_email" => "lohaana30@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96753 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2790 "inscrito_id" => 12301 "titulo" => "O LIVRO ‘TORTO ARADO’ E SEU DIÁLOGO CRÍTICO-SOCIAL COM O ENSINO DA GEOGRAFIA: A LITERATURA NÃO ACADÊMICA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DENTRO DAS SALAS DE AULAS" "resumo" => "No livro “Torto Arado” (2019), o autor e geógrafo Itamar Vieira Júnior, detalha a vida de trabalhadoras/es rurais do século XX que viviam "de morada" na fazenda fictícia "Água Negra", na região da Chapada Diamantina, Bahia, no Nordeste brasileiro. Aborda a forma como pessoas negras, descendentes de escravizados africanos continuaram à margem da sociedade mesmo após a Lei Áurea; as relações de disputa por terra, que expressa a soberania dos grandes latifundiários, e o valor desta, para as/os trabalhadoras/es rurais, a partir da dinâmica histórica, social e educacional, sempre invisibilizadas. Tal trabalho busca, a partir da literatura enquanto linguagem artística desenvolver o pensamento crítico-social, dissociar o ensino tradicionalista da Geografia, para tornar possível através da utilização de metodologias ativas, a aproximação da/o estudante do Novo Ensino Médio – NEM –, trabalhando a partir da abordagem do livro, para entender sua realidade e desenvolver o pensamento crítico-social. A pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir o Ensino da Geografia na Educação Básica, na construção do Currículo Crítico, trazendo à visão de graduandas em Licenciatura em Geografia para o debate acerca do uso das metodologias ativas e da literatura não acadêmica para o melhor aproveitamento dos conteúdos, e rendimento escolar, e, das/os estudantes. Abordando temas direcionados à discussão sobre Renda da Terra, Reforma Agrária, Educação do Campo, Religiosidade e Ancestralidade. É possível entender que o tema trata da realidade da construção do povo brasileiro, enquanto país miscigenado e que, ao longo dos séculos a consolidação de uma sociedade racista, desigual, e classista, permitiu que a Educação, fosse contribuinte para o fortalecimento do racismo estrutural. A metodologia consiste em bibliografia básica, de artigos e livros, para compreender as diversas perspectivas de autores renomados na área em discussão, como a experiência e o debate em sala de aula na disciplina de Geografia Agrária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12301_TB2790_10122023212329.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LOHAANA MELO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Mª LOHAANA" "autor_email" => "lohaana30@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }