EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM NOVO OLHAR PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96763 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2802 "inscrito_id" => 14041 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM NOVO OLHAR PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "Este estudo objetiva refletir as características, os objetivos e as atribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em contexto de inclusão escolar, partindo do texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Apoiando-se na abordagem qualitativa, o trabalho realiza uma pesquisa documental acerca da temática, tomando por base o texto do referido documento e de outros que complementam suas diretrizes nos últimos anos. Como resultados, conclui-se que as características e funções atribuídas ao AEE, em tempos de inclusão escolar, levam a pensar nas contribuições da PNEEPEI (2008) para a melhor compreensão e organização desse serviço, aspectos estes indefinidos ao longo da história da Educação Especial. Mesmo com as grandes contribuições dos dispositivos legais, evidenciou-se que muitos são os desafios encontrados para a efetividade do trabalho do AEE em tempos de inclusão escolar, apesar dos 15 anos após a publicação da PNEEPEI (2008), e das redefinições da Educação Especial nesse novo contexto de ensino. Nesse sentido, questiona-se a complexidade da formação dos professores do AEE, na medida em que ela destina-se a atender, exclusivamente, às múltiplas funções do serviço. É necessário pensar numa formação que prime pela reflexão, o compartilhamento de vivências e de estratégias de inclusão dos estudantes, pois do contrário, continuará se produzindo na escola a ideia de um professor multifuncional, dotado de conhecimentos diversos e único responsável pela inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14041_TB2802_11112023172548.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FALCÃO SOLON" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago22falcao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96763 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2802 "inscrito_id" => 14041 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM NOVO OLHAR PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO" "resumo" => "Este estudo objetiva refletir as características, os objetivos e as atribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em contexto de inclusão escolar, partindo do texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Apoiando-se na abordagem qualitativa, o trabalho realiza uma pesquisa documental acerca da temática, tomando por base o texto do referido documento e de outros que complementam suas diretrizes nos últimos anos. Como resultados, conclui-se que as características e funções atribuídas ao AEE, em tempos de inclusão escolar, levam a pensar nas contribuições da PNEEPEI (2008) para a melhor compreensão e organização desse serviço, aspectos estes indefinidos ao longo da história da Educação Especial. Mesmo com as grandes contribuições dos dispositivos legais, evidenciou-se que muitos são os desafios encontrados para a efetividade do trabalho do AEE em tempos de inclusão escolar, apesar dos 15 anos após a publicação da PNEEPEI (2008), e das redefinições da Educação Especial nesse novo contexto de ensino. Nesse sentido, questiona-se a complexidade da formação dos professores do AEE, na medida em que ela destina-se a atender, exclusivamente, às múltiplas funções do serviço. É necessário pensar numa formação que prime pela reflexão, o compartilhamento de vivências e de estratégias de inclusão dos estudantes, pois do contrário, continuará se produzindo na escola a ideia de um professor multifuncional, dotado de conhecimentos diversos e único responsável pela inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14041_TB2802_11112023172548.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO FALCÃO SOLON" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiago22falcao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }