OS ATAQUES ÀS ESCOLAS BRASILEIRAS E A NECESSIDADE DE DIÁLOGO E LIMITE NA FORMAÇÃO HUMANA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96821 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2875 "inscrito_id" => 9522 "titulo" => "OS ATAQUES ÀS ESCOLAS BRASILEIRAS E A NECESSIDADE DE DIÁLOGO E LIMITE NA FORMAÇÃO HUMANA." "resumo" => "O presente trabalho trata da violência nas escolas do Brasil, situação essa que deixou o país em estado de alerta. Tem como principal objetivo compreender a violência manifestada nas ameaças às escolas brasileiras atualmente e a contribuição da pedagogia de Freire para reduzir esse problema. Constituíram o suporte essencial para compreender o problema, inclusive a possibilidade de minimização do mesmo, o pensamento de Charlot (2002) e de Freire (1987; 1992; 1996) bem como as notícias, especialmente de jornais a respeito do problema. Bernard Charlot ajuda significativamente do ponto de vista conceitual, pois trata do conceito da violência escolar e de suas múltiplas manifestações. Freire contribui para a redução do problema com sua proposição de educação dialógica fundada na decência e no diálogo esse que é fundamental e só existe em decorrência do amor aos homens e ao mundo. Uma educação capaz de entender que o ensino consiste em um ato criador e crítico. Concluímos que diante da escalada de casos de ataques em escolas no Brasil inteiro no início desse ano, é necessário olhar de forma mais reflexiva sobre a prática educativa no País, realizar um esforço no sentido de efetivação do desenvolvimento de uma escola capaz de atrair o estudante para o prazer do envolvimento com o conhecimento, assim como de propiciar e manter um ambiente educacional mais fraterno, uma vez que com isso colaboramos para a erradicação de movimentos que pregam a violação dos direitos dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9522_TB2875_19112023184213.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANA DE NAZARÉ DE ABREU FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GEOVANA" "autor_email" => "geovana.ferreira@iced.ufp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96821 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2875 "inscrito_id" => 9522 "titulo" => "OS ATAQUES ÀS ESCOLAS BRASILEIRAS E A NECESSIDADE DE DIÁLOGO E LIMITE NA FORMAÇÃO HUMANA." "resumo" => "O presente trabalho trata da violência nas escolas do Brasil, situação essa que deixou o país em estado de alerta. Tem como principal objetivo compreender a violência manifestada nas ameaças às escolas brasileiras atualmente e a contribuição da pedagogia de Freire para reduzir esse problema. Constituíram o suporte essencial para compreender o problema, inclusive a possibilidade de minimização do mesmo, o pensamento de Charlot (2002) e de Freire (1987; 1992; 1996) bem como as notícias, especialmente de jornais a respeito do problema. Bernard Charlot ajuda significativamente do ponto de vista conceitual, pois trata do conceito da violência escolar e de suas múltiplas manifestações. Freire contribui para a redução do problema com sua proposição de educação dialógica fundada na decência e no diálogo esse que é fundamental e só existe em decorrência do amor aos homens e ao mundo. Uma educação capaz de entender que o ensino consiste em um ato criador e crítico. Concluímos que diante da escalada de casos de ataques em escolas no Brasil inteiro no início desse ano, é necessário olhar de forma mais reflexiva sobre a prática educativa no País, realizar um esforço no sentido de efetivação do desenvolvimento de uma escola capaz de atrair o estudante para o prazer do envolvimento com o conhecimento, assim como de propiciar e manter um ambiente educacional mais fraterno, uma vez que com isso colaboramos para a erradicação de movimentos que pregam a violação dos direitos dos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9522_TB2875_19112023184213.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANA DE NAZARÉ DE ABREU FERREIRA" "autor_nome_curto" => "GEOVANA" "autor_email" => "geovana.ferreira@iced.ufp" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }