AMBIVALÊNCIAS AFETIVAS QUANTO AO USO DO CELULAR EM SALA DE AULA: DISCUSSÃO COM ADOLESCENTES A PARTIR DA APLICAÇÃO DO TESTE DE DEPENDÊNCIA DA INTERNET (TDI)
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Mediante observação participante, diálogos com o corpo docente e com a psicóloga escolar, percebeu-se que tais atritos constituíam questão multifacetada, envolvendo conflitos geracionais e processos de transição referentes à entrada no Ensino Médio e à vivência da adolescência. Aplicou-se o Teste de Dependência da Internet, forma validada de medir o uso prejudicial da internet, composta por um questionário de 20 perguntas com respostas dadas em uma escala Likert de pontos. O questionário foi transformado em formulário do Google Forms e respondido por 28 alunos. As perguntas com resultados mais representativos foram: “acha que passa mais tempo na internet do que pretendia?”, na qual 27,6% marcaram “sempre” e 37,9% “quase sempre”, e “se pega dizendo ‘só mais alguns minutos’ quando está conectado?”, na qual 32,1% marcaram “sempre” e 39,3 “quase sempre”. Houve debate com os adolescentes, apresentando-se, através de gráficos, os dados percentuais coletados dos formulários. 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