BRAATZ, Ketlin. Datas comemorativas na educação: uma discussão essencial. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96874>. Acesso em: 22/11/2024 15:14
Trabalhar com a educação pública requer que todos os profissionais que estão inseridos nestes espaços respeitem e conheçam as leis que fundamentam todo o trabalho pedagógico. Com isso, os Centros de Educação Infantil e Escolas devem garantir o respeito e conhecimento de todos os contextos das crianças inseridas nesses espaços educacionais. Por isso, todas as condutas feitas nas instituições públicas devem ser respeitadas e seguidas conforme as legislações. Neste sentido, a lei define que vivemos em um país e em um Estado Democrático Laico de Direitos, ou seja, um espaço que se propõe respeitar os direitos fundamentais das pessoas, desde as convicções individuais ao coletivo. Sendo assim, vivenciamos um contexto histórico e fortemente marcado pelas datas comemorativas, mas também discursos políticos violentos que excluem a diversidade em nossa sociedade, apresentando apenas um único viés religioso que torna a educação característica de um único olhar, excluindo as outras crenças. Não somente marcado pela religião, mas os conceitos de famílias e diversidades estão em um campo perigoso, já que as pessoas não conseguem compreender o coletivo e as diferenças existentes nele, percebendo que a escola é o melhor lugar para ter o conhecimento social, cientifico e político. Os espaços de educação são responsáveis por olhar cada criança no seu contexto, ou seja, elas devem ser protegidas contra qualquer tipo de discriminação, independente de crença, contexto familiar, pensamentos, formas de viver [...]. Todas as famílias devem ser respeitadas no seu todo, por isso, a educação entende que todas as famílias são importantes, indiferente do contexto em que está inserida. Discutir datas comemorativas é compreende que dia das mães, pais, do índio, páscoa, entre outras só se fazem importante quando eu compreendo a história e não excluo o outro.