ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA: COMPOSIÇÕES MUSICAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA REVISÃO E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96890 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2966 "inscrito_id" => 9434 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA: COMPOSIÇÕES MUSICAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA REVISÃO E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM." "resumo" => "O estudo em questão foi elaborado a partir de uma experiência, realizada em uma escola pública na Paraíba. O principal objetivo foi a utilização de músicas previamente selecionadas para colaborar com a aprendizagem dos alunos do último período do ensino básico, que pretenderam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste sentido com o auxílio das músicas os estudantes que participaram das aulas da disciplina de Eletiva, tiveram a oportunidade de revisarem e fixarem o conteúdo de História para o ENEM. Sabemos que o trabalho com a música é uma metodologia eficaz no processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento adquirido durante as aulas aconteceu de forma dinâmica e agradável. Um outro objetivo foi contribuir com os discentes no processo de desenvolvimento da habilidade do autodidatismo e do protagonismo, cada vez que, selecionaram listas de músicas que trazem na letra o conteúdo que necessitaram revisar e/ou aprender para a realização da avaliação, e ao mesmo tempo despertar a capacidade de estudar de forma autônoma, consciente de que precisa administrar o seu processo de aquisição do conhecimento. Esta pesquisa trata-se de um estudo de cunho qualitativo e conta com o relato de parte dos alunos que participaram das aulas. O aporte teórico para fundamentar este estudo foram: Napolitano (2002) para entendermos sobre a contribuição da música nos processos históricos. Stone et al (2022) para compreendermos a importância da música como metodologia para o ensino de história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9434_TB2966_20062023064342.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÊIS MARIA LIMA CUNHA SILVA" "autor_nome_curto" => "DÊIS" "autor_email" => "deisprofhist.lima@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96890 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2966 "inscrito_id" => 9434 "titulo" => "ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA: COMPOSIÇÕES MUSICAIS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA REVISÃO E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM." "resumo" => "O estudo em questão foi elaborado a partir de uma experiência, realizada em uma escola pública na Paraíba. O principal objetivo foi a utilização de músicas previamente selecionadas para colaborar com a aprendizagem dos alunos do último período do ensino básico, que pretenderam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste sentido com o auxílio das músicas os estudantes que participaram das aulas da disciplina de Eletiva, tiveram a oportunidade de revisarem e fixarem o conteúdo de História para o ENEM. Sabemos que o trabalho com a música é uma metodologia eficaz no processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento adquirido durante as aulas aconteceu de forma dinâmica e agradável. Um outro objetivo foi contribuir com os discentes no processo de desenvolvimento da habilidade do autodidatismo e do protagonismo, cada vez que, selecionaram listas de músicas que trazem na letra o conteúdo que necessitaram revisar e/ou aprender para a realização da avaliação, e ao mesmo tempo despertar a capacidade de estudar de forma autônoma, consciente de que precisa administrar o seu processo de aquisição do conhecimento. Esta pesquisa trata-se de um estudo de cunho qualitativo e conta com o relato de parte dos alunos que participaram das aulas. O aporte teórico para fundamentar este estudo foram: Napolitano (2002) para entendermos sobre a contribuição da música nos processos históricos. Stone et al (2022) para compreendermos a importância da música como metodologia para o ensino de história." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9434_TB2966_20062023064342.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÊIS MARIA LIMA CUNHA SILVA" "autor_nome_curto" => "DÊIS" "autor_email" => "deisprofhist.lima@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }