O USO INDEVIDO DE AGROTÓXICOS E A REALIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO JÚRI SIMULADO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97550 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3856 "inscrito_id" => 15705 "titulo" => "O USO INDEVIDO DE AGROTÓXICOS E A REALIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO JÚRI SIMULADO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA QUÍMICA" "resumo" => "Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa qualitativa exploratória e tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de Química, abordando o tema “o uso indevido de agrotóxicos". A sequência didática baseia-se nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, com abordagem nas funções orgânicas e na química ambiental, utilizando as estruturas dos princípios ativos dos agrotóxicos. O objetivo é fornecer um suporte pedagógico eficiente para os professores, auxiliando-os no planejamento de aulas estruturadas e envolventes, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura dos conceitos e habilidades químicas. O trabalho propõe o uso do jogo didático "Júri Simulado" como aplicação do conhecimento, proporcionando uma experiência prática e participativa para os alunos, estimulando o pensamento crítico, a argumentação e a conscientização ambiental, já que são desafiados a analisar diferentes perspectivas sobre o uso de agrotóxicos. O material elaborado inclui três documentos norteadores, uma Sequência Didática, um Guia do Aluno e um Guia do Professor, que oferecem orientações e organização, permitindo a apresentação sequencial e articulada dos conteúdos, construindo uma base sólida de conhecimento e estabelecendo conexões entre os dados fornecidos. O guia do professor ajuda a garantir a progressão e a articulação dos temas, adaptando as atividades e estratégias de ensino às necessidades individuais dos alunos. Já o guia do aluno oferece recursos para acompanhar o progresso e avaliar a aprendizagem ao longo da sequência. Sendo assim, espera-se que, por meio das atividades propostas na sequência didática que integra química e jogos educativos, os alunos sejam capazes de compreender fenômenos e conceitos químicos dentro e fora da sala de aula, além de auxiliar os docentes na construção de novos materiais didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15705_TB3856_10102023123126.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA OLIVEIRA FRAGA" "autor_nome_curto" => "MARIANA FRAGA" "autor_email" => "marii.fraaga@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97550 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3856 "inscrito_id" => 15705 "titulo" => "O USO INDEVIDO DE AGROTÓXICOS E A REALIZAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO JÚRI SIMULADO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA QUÍMICA" "resumo" => "Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa qualitativa exploratória e tem como objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de Química, abordando o tema “o uso indevido de agrotóxicos". A sequência didática baseia-se nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, com abordagem nas funções orgânicas e na química ambiental, utilizando as estruturas dos princípios ativos dos agrotóxicos. O objetivo é fornecer um suporte pedagógico eficiente para os professores, auxiliando-os no planejamento de aulas estruturadas e envolventes, promovendo uma aprendizagem significativa e duradoura dos conceitos e habilidades químicas. O trabalho propõe o uso do jogo didático "Júri Simulado" como aplicação do conhecimento, proporcionando uma experiência prática e participativa para os alunos, estimulando o pensamento crítico, a argumentação e a conscientização ambiental, já que são desafiados a analisar diferentes perspectivas sobre o uso de agrotóxicos. O material elaborado inclui três documentos norteadores, uma Sequência Didática, um Guia do Aluno e um Guia do Professor, que oferecem orientações e organização, permitindo a apresentação sequencial e articulada dos conteúdos, construindo uma base sólida de conhecimento e estabelecendo conexões entre os dados fornecidos. O guia do professor ajuda a garantir a progressão e a articulação dos temas, adaptando as atividades e estratégias de ensino às necessidades individuais dos alunos. Já o guia do aluno oferece recursos para acompanhar o progresso e avaliar a aprendizagem ao longo da sequência. Sendo assim, espera-se que, por meio das atividades propostas na sequência didática que integra química e jogos educativos, os alunos sejam capazes de compreender fenômenos e conceitos químicos dentro e fora da sala de aula, além de auxiliar os docentes na construção de novos materiais didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15705_TB3856_10102023123126.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA OLIVEIRA FRAGA" "autor_nome_curto" => "MARIANA FRAGA" "autor_email" => "marii.fraaga@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }