O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DA FÍSICA: UMA ALTERNATIVA PARA A RECOMPOSIÇÃO E COMPREENSÃO DO ENSINO DE FÍSICA NA EEMTI LUÍZA TÁVORA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96907 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2994 "inscrito_id" => 12806 "titulo" => "O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DA FÍSICA: UMA ALTERNATIVA PARA A RECOMPOSIÇÃO E COMPREENSÃO DO ENSINO DE FÍSICA NA EEMTI LUÍZA TÁVORA" "resumo" => "O objetivo é discutir e implementar práticas de construção de ferramentas de experimentos com a utilização de materiais de baixo custo como uma alternativa para a compreensão e melhoria do ensino da física. Diante dos desafios enfrentados pela escola EEMTI Luíza Távora em Jucás - CE, tais como recursos didáticos limitados e a dificuldade na compreensão das Ciências da Natureza no ensino médio, torna-se necessário buscar alternativas que possam otimizar tanto o ensino como a aprendizagem. A utilização de materiais recicláveis, tais como, garrafas PET, canudos, canos de PVC, papelão e outros materiais de fácil acesso, pode ser uma solução para essa problemática. Além de serem acessíveis, esses recursos podem ser utilizados para a construção de experimentos simples, que permitem aos alunos a realização de atividades práticas e a compreensão de conceitos físicos de forma mais concreta. Para tanto, é necessário pesquisas bibliográfica e de campo, a construção dos experimentos deve ocorrer juntamente com os alunos, dessa forma, não somente a aprendizagem é fortificada como também a inclusão. Espera-se como resultado, alunos com maior compreensão acerca dos fenômenos físicos, interação e contribuição entre equipes e a inclusão de alunos com limitações físicas ou cognitivas, além disso, busca instigar a relação entre aluno e natureza, já que as atividades tem caráter tanto didático como educativo, busca também a sensibilização a respeito de questões ambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12806_TB2994_17112023094234.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS VICTOR SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "L. VICTOR" "autor_email" => "luissvicttor@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96907 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2994 "inscrito_id" => 12806 "titulo" => "O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DA FÍSICA: UMA ALTERNATIVA PARA A RECOMPOSIÇÃO E COMPREENSÃO DO ENSINO DE FÍSICA NA EEMTI LUÍZA TÁVORA" "resumo" => "O objetivo é discutir e implementar práticas de construção de ferramentas de experimentos com a utilização de materiais de baixo custo como uma alternativa para a compreensão e melhoria do ensino da física. Diante dos desafios enfrentados pela escola EEMTI Luíza Távora em Jucás - CE, tais como recursos didáticos limitados e a dificuldade na compreensão das Ciências da Natureza no ensino médio, torna-se necessário buscar alternativas que possam otimizar tanto o ensino como a aprendizagem. A utilização de materiais recicláveis, tais como, garrafas PET, canudos, canos de PVC, papelão e outros materiais de fácil acesso, pode ser uma solução para essa problemática. Além de serem acessíveis, esses recursos podem ser utilizados para a construção de experimentos simples, que permitem aos alunos a realização de atividades práticas e a compreensão de conceitos físicos de forma mais concreta. Para tanto, é necessário pesquisas bibliográfica e de campo, a construção dos experimentos deve ocorrer juntamente com os alunos, dessa forma, não somente a aprendizagem é fortificada como também a inclusão. Espera-se como resultado, alunos com maior compreensão acerca dos fenômenos físicos, interação e contribuição entre equipes e a inclusão de alunos com limitações físicas ou cognitivas, além disso, busca instigar a relação entre aluno e natureza, já que as atividades tem caráter tanto didático como educativo, busca também a sensibilização a respeito de questões ambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12806_TB2994_17112023094234.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÍS VICTOR SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "L. VICTOR" "autor_email" => "luissvicttor@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }