O objetivo é discutir e implementar práticas de construção de ferramentas de experimentos com a utilização de materiais de baixo custo como uma alternativa para a compreensão e melhoria do ensino da física. Diante dos desafios enfrentados pela escola EEMTI Luíza Távora em Jucás - CE, tais como recursos didáticos limitados e a dificuldade na compreensão das Ciências da Natureza no ensino médio, torna-se necessário buscar alternativas que possam otimizar tanto o ensino como a aprendizagem. A utilização de materiais recicláveis, tais como, garrafas PET, canudos, canos de PVC, papelão e outros materiais de fácil acesso, pode ser uma solução para essa problemática. Além de serem acessíveis, esses recursos podem ser utilizados para a construção de experimentos simples, que permitem aos alunos a realização de atividades práticas e a compreensão de conceitos físicos de forma mais concreta. Para tanto, é necessário pesquisas bibliográfica e de campo, a construção dos experimentos deve ocorrer juntamente com os alunos, dessa forma, não somente a aprendizagem é fortificada como também a inclusão. Espera-se como resultado, alunos com maior compreensão acerca dos fenômenos físicos, interação e contribuição entre equipes e a inclusão de alunos com limitações físicas ou cognitivas, além disso, busca instigar a relação entre aluno e natureza, já que as atividades tem caráter tanto didático como educativo, busca também a sensibilização a respeito de questões ambientais.