AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS PARÂMETROS AVALIATIVOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DO ENSINO NO BRASIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96948 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3051 "inscrito_id" => 15743 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS PARÂMETROS AVALIATIVOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DO ENSINO NO BRASIL" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo analisar as práticas avaliativas adotadas por professores no âmbito da educação básica brasileira. Essa pesquisa será de abordagem qualitativa do tipo exploratória, baseando-se em autores que discutem o tema da avaliação. Para isso, evidencia as raízes das práticas avaliativas tradicionais que, desde o século XVI, são influenciadas por diferentes pedagogias. Além disso, advoga que a implantação de um sistema caótico no ambiente educacional gera diversos problemas, como a desmotivação dos discentes e a falta de autonomia dos professores. Neste contexto, a pressão por resultados estatísticos pode levar à perda de qualidade no processo de aprendizagem e gerar ansiedade nos estudantes. O texto defende que a educação deva ser mais humanizada, considerando as necessidades individuais dos estudantes e que a avaliação deva favorecer o desenvolvimento integral destes sujeitos, priorizando suas habilidades socioemocionais e éticas. O presente trabalho apresenta ainda os diferentes tipos de avaliação, incluindo a avaliação diagnóstica, somativa, mediadora e formativa, destacando a importância de uma abordagem formativa que se preocupe não apenas com a nota final, mas com o processo de aprendizagem dos discentes. Os resultados a serem obtidos é a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de lidar com a diversidade e de se relacionar de forma empática com os outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15743_TB3051_13112023081202.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR INÁCIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "João Vitor" "autor_email" => "joao.vitorinacio@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96948 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3051 "inscrito_id" => 15743 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS PARÂMETROS AVALIATIVOS ADOTADOS PELOS PROFESSORES DO ENSINO NO BRASIL" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo analisar as práticas avaliativas adotadas por professores no âmbito da educação básica brasileira. Essa pesquisa será de abordagem qualitativa do tipo exploratória, baseando-se em autores que discutem o tema da avaliação. Para isso, evidencia as raízes das práticas avaliativas tradicionais que, desde o século XVI, são influenciadas por diferentes pedagogias. Além disso, advoga que a implantação de um sistema caótico no ambiente educacional gera diversos problemas, como a desmotivação dos discentes e a falta de autonomia dos professores. Neste contexto, a pressão por resultados estatísticos pode levar à perda de qualidade no processo de aprendizagem e gerar ansiedade nos estudantes. O texto defende que a educação deva ser mais humanizada, considerando as necessidades individuais dos estudantes e que a avaliação deva favorecer o desenvolvimento integral destes sujeitos, priorizando suas habilidades socioemocionais e éticas. O presente trabalho apresenta ainda os diferentes tipos de avaliação, incluindo a avaliação diagnóstica, somativa, mediadora e formativa, destacando a importância de uma abordagem formativa que se preocupe não apenas com a nota final, mas com o processo de aprendizagem dos discentes. Os resultados a serem obtidos é a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de lidar com a diversidade e de se relacionar de forma empática com os outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15743_TB3051_13112023081202.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VITOR INÁCIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "João Vitor" "autor_email" => "joao.vitorinacio@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }