SOUZA, Josenete Trajano De. O ensino lúdico da matemática na educação infantil. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/96998>. Acesso em: 22/11/2024 20:45
O presente trabalho procura demonstrar a importância das atividades lúdicas nas aulas de matemática, na Educação Infantil, uma vez que a ludicidade tem ocupado um espaço bastante significativo como ferramenta de aprendizagem para o desenvolvimento das potencialidades afetivas, criativas, emocionais, cognitivas e sociais da criança. A pesquisa buscou, ainda, levar em consideração a concepção que perpassa a história da Matemática, bem como as teorias que tratam sobre o tema. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar como os educadores utilizam a ludicidade no ensino de matemática, na Educação Infantil, e observar e comparar a atuação deles em relação ao uso da ludicidade na sala de aula. Como metodologia usou-se a pesquisa bibliográfica em alguns sítios digitais, tais como sites do setor educacional, para compreender maior abrangência da temática. O artigo teve como suporte teórico as contribuições de autores como: Bassedas (2009), Brougere(2000), Marcelino (2009), Moyles (2002),Kishimoto(2008), Souza (2007), entre outros, a fim de tornar o estudo mais significativo.E apontamos a relevância deste trabalho, já que, por meio do mesmo espera-se estimular novos estudos e provocar inquietações sobre o ensino lúdico da Matemática como prática pedagógica na educação infantil. Os aspectos encontrados certamente farão com que os educadores se motivem para realizar novos estudos sobre o tema abordado.