DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS CONSEQUÊNCIAS DESSA FORMAÇÃO NOS ESTUDANTES.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97012 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3133 "inscrito_id" => 15611 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS CONSEQUÊNCIAS DESSA FORMAÇÃO NOS ESTUDANTES." "resumo" => "A pesquisa discutida neste texto teve como objetivo investigar as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem de conteúdos matemáticos por parte dos estudantes da Educação Básica. A partir de um levantamento bibliográfico buscou-se a compreensão de quais seriam os causadores dessas dificuldades, sendo elas externas e internas aos discentes, analisando os indicativos de pesquisas relevantes na área. Ao aprofundar-se na história e na construção dos cursos de Pedagogia e principalmente no curso de Licenciatura em Matemática resolvemos nos aprofundar nos motivos pelos quais alguns docentes não possuem o arcabouço metodológico, teórico e didático necessários para cumprir, de forma plena, a sua atuação docente. Sendo assim, viu-se a necessidade de uma reformulação por parte do corpo acadêmico sobre a constituição de seus currículos e seu papel como formador de professores, entendendo que suas ações refletem diretamente no estudante da Educação Básica e como consequência na sociedade em que o discente está inserido. Os resultados deste estudo indicam a relevância da formação inicial do professor que ensina Matemática e também dos professores tanto como fomentadores quanto como atenuadores das dificuldades de aprendizagem do estudante no momento em que se verificam as lacunas presentes na formação profissional do docente e as metodologias utilizadas por estes profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15611_TB3133_19112023194018.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGAR SILVA GALVÃO NETO" "autor_nome_curto" => "EDGAR" "autor_email" => "edgar.galvao.25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97012 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3133 "inscrito_id" => 15611 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS CONSEQUÊNCIAS DESSA FORMAÇÃO NOS ESTUDANTES." "resumo" => "A pesquisa discutida neste texto teve como objetivo investigar as possíveis causas das dificuldades de aprendizagem de conteúdos matemáticos por parte dos estudantes da Educação Básica. A partir de um levantamento bibliográfico buscou-se a compreensão de quais seriam os causadores dessas dificuldades, sendo elas externas e internas aos discentes, analisando os indicativos de pesquisas relevantes na área. Ao aprofundar-se na história e na construção dos cursos de Pedagogia e principalmente no curso de Licenciatura em Matemática resolvemos nos aprofundar nos motivos pelos quais alguns docentes não possuem o arcabouço metodológico, teórico e didático necessários para cumprir, de forma plena, a sua atuação docente. Sendo assim, viu-se a necessidade de uma reformulação por parte do corpo acadêmico sobre a constituição de seus currículos e seu papel como formador de professores, entendendo que suas ações refletem diretamente no estudante da Educação Básica e como consequência na sociedade em que o discente está inserido. Os resultados deste estudo indicam a relevância da formação inicial do professor que ensina Matemática e também dos professores tanto como fomentadores quanto como atenuadores das dificuldades de aprendizagem do estudante no momento em que se verificam as lacunas presentes na formação profissional do docente e as metodologias utilizadas por estes profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15611_TB3133_19112023194018.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDGAR SILVA GALVÃO NETO" "autor_nome_curto" => "EDGAR" "autor_email" => "edgar.galvao.25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }