VISÃO RETROSPECTIVA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR BRASILEIRO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97053 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3183 "inscrito_id" => 14230 "titulo" => "VISÃO RETROSPECTIVA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR BRASILEIRO" "resumo" => "Trata-se de recorte da dissertação de mestrado que versou sobre a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual (DI) no Ensino Regular. A Deficiência Intelectual é caracterizada por manifestações antes dos dezoito anos, incluindo limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, apresentando déficits funcionais e intelectuais, com significativo comprometimento, ainda, nos domínios conceitual, social, prático e adaptativo (AADID, 2010; DSMV-5, 2014). Objetivou-se demonstrar como ocorreu o processo de inclusão desses alunos no sistema educacional brasileiro, com o acesso à educação formal e ao ensino de forma sistematizada em instituições escolares. Para tanto, recorreu-se à análise documental e bibliográfica. Pesquisa de natureza qualitativa, evidenciou que a Educação Inclusiva é uma realidade que se encontra em curso, e chegou para acolher e atender aos alunos em situações diferenciadas de aprendizagem, representando uma conquista para os mesmos e um ganho inegável para a sociedade, ao passo que também representa um desafio de dimensões e proporções significativas para os professores, dadas as limitações de sua formação acadêmica, bem como as exigências que a inclusão requer, como um sensível acompanhamento, com uma pedagogia diferenciada que poderá contemplar as peculiaridades desse alunado, pois, cada sujeito é único, com necessidades e potencialidades próprias que devem ser considerados em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14230_TB3183_23102023085449.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA MARIA MUNIZ" "autor_nome_curto" => "SHEILA" "autor_email" => "sheylamuniz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97053 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3183 "inscrito_id" => 14230 "titulo" => "VISÃO RETROSPECTIVA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR BRASILEIRO" "resumo" => "Trata-se de recorte da dissertação de mestrado que versou sobre a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual (DI) no Ensino Regular. A Deficiência Intelectual é caracterizada por manifestações antes dos dezoito anos, incluindo limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, apresentando déficits funcionais e intelectuais, com significativo comprometimento, ainda, nos domínios conceitual, social, prático e adaptativo (AADID, 2010; DSMV-5, 2014). Objetivou-se demonstrar como ocorreu o processo de inclusão desses alunos no sistema educacional brasileiro, com o acesso à educação formal e ao ensino de forma sistematizada em instituições escolares. Para tanto, recorreu-se à análise documental e bibliográfica. Pesquisa de natureza qualitativa, evidenciou que a Educação Inclusiva é uma realidade que se encontra em curso, e chegou para acolher e atender aos alunos em situações diferenciadas de aprendizagem, representando uma conquista para os mesmos e um ganho inegável para a sociedade, ao passo que também representa um desafio de dimensões e proporções significativas para os professores, dadas as limitações de sua formação acadêmica, bem como as exigências que a inclusão requer, como um sensível acompanhamento, com uma pedagogia diferenciada que poderá contemplar as peculiaridades desse alunado, pois, cada sujeito é único, com necessidades e potencialidades próprias que devem ser considerados em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14230_TB3183_23102023085449.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA MARIA MUNIZ" "autor_nome_curto" => "SHEILA" "autor_email" => "sheylamuniz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }