DR. STONE: O USO DO ANIME COMO UMA PROPOSTA INDISCIPLINAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97093 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3233 "inscrito_id" => 14452 "titulo" => "DR. STONE: O USO DO ANIME COMO UMA PROPOSTA INDISCIPLINAR" "resumo" => "Os jovens tem absorvido muito da cultura oriental com os animes e mangás, tornando parte do seu cotidiano, podemos definir como mangá os quadrinhos japoneses, que apresentam algumas diferenças das histórias em quadrinhos tradicionais, como o formato dos olhos, sequência de leitura e roteiros; que visam diretamente esse público mais jovem, se tornando uma mídia que sempre se moderniza, seguindo as tendências do seu público; mas ao falarmos da sala de aula, temos ainda poucas mudanças, os métodos mais tradicionais e a distância de linguagem entre professores e alunos, criam um ambiente desmotivador para os discentes, assim criar esse elo torna-se importante para tornar a sala mais atraente; o uso de animes e mangás que os jovens assistem ou leem podem ajudar nisso, como exemplo podemos citar Dr. Stone, que tem o seu roteiro baseado na reconstrução da sociedade após um desastre mundial, assim cada episódio foca em conceito científicos, assim o artigo baseia numa análise dos dez primeiros episódios, em que é analisado os conteúdos que são apresentadas para a elaboração de um guia que será compartilhado com os professores, como exemplo, podemos citar a análise do episódio 01, em que temos conteúdos que constam nas ementas das disciplinas de Biologia, Química e Física, como exemplos podemos citar: Sucessão Ecológica, processos de fermentação e destilação, etapas do método científico, história da ciência e processo de produção de sal e suas utilidades no processo de conservação dos alimentos, assim uma das metas dessa pesquisa e a elaboração de um e-book com sugestões para as aulas usando o anime como base, com isso podemos ajudar os professores com um material mais dinâmico e motivador para suas aulas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID14452_TB3233_04102023081036.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ OTÁVIO SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luiz.otavio@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97093 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3233 "inscrito_id" => 14452 "titulo" => "DR. STONE: O USO DO ANIME COMO UMA PROPOSTA INDISCIPLINAR" "resumo" => "Os jovens tem absorvido muito da cultura oriental com os animes e mangás, tornando parte do seu cotidiano, podemos definir como mangá os quadrinhos japoneses, que apresentam algumas diferenças das histórias em quadrinhos tradicionais, como o formato dos olhos, sequência de leitura e roteiros; que visam diretamente esse público mais jovem, se tornando uma mídia que sempre se moderniza, seguindo as tendências do seu público; mas ao falarmos da sala de aula, temos ainda poucas mudanças, os métodos mais tradicionais e a distância de linguagem entre professores e alunos, criam um ambiente desmotivador para os discentes, assim criar esse elo torna-se importante para tornar a sala mais atraente; o uso de animes e mangás que os jovens assistem ou leem podem ajudar nisso, como exemplo podemos citar Dr. Stone, que tem o seu roteiro baseado na reconstrução da sociedade após um desastre mundial, assim cada episódio foca em conceito científicos, assim o artigo baseia numa análise dos dez primeiros episódios, em que é analisado os conteúdos que são apresentadas para a elaboração de um guia que será compartilhado com os professores, como exemplo, podemos citar a análise do episódio 01, em que temos conteúdos que constam nas ementas das disciplinas de Biologia, Química e Física, como exemplos podemos citar: Sucessão Ecológica, processos de fermentação e destilação, etapas do método científico, história da ciência e processo de produção de sal e suas utilidades no processo de conservação dos alimentos, assim uma das metas dessa pesquisa e a elaboração de um e-book com sugestões para as aulas usando o anime como base, com isso podemos ajudar os professores com um material mais dinâmico e motivador para suas aulas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID14452_TB3233_04102023081036.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ OTÁVIO SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luiz.otavio@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }