O presente artigo almeja discorrer sobre as experiências adquiridas nas salas de aulas do ensino fundamental II, fazer uma descrição dos ambientes escolares e as dificuldades que compõe esse espaço, referente a disciplina de estágio supervisionado III do curso de licenciatura em história na Universidade Regional do Cariri-URCA. O artigo descrevera sobre a nossa atuação enquanto estagiárias nas respectivas turmas, 6º ano ao 9º ano do colégio EEIEF Gov. Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, que fica localizado na cidade do Crato-CE. Com a conclusão do estágio observamos que precisávamos discorrer sobre os problemas observados no ensino básico, então, nesse sentido busca-se investigar as perspectivas e possibilidades exigentes no ambiente escolar. O texto tem como propósito trazer experiencias e relatos adquiridos nesse estágio, no intuito de mostrar como os professores do curso de história do ensino básico, consegue solucionar os obstáculos que aparece em sala de aula em um bairro de periferia. Dialogando teoricamente com, Louro (1997), Ferreira (2010) e Freire (1968), esses autores tem suas pesquisas voltadas para a área da educação que conseguem dialogar com a nossa problemática que é, a sociedade brasileira tem o discurso de apontar os problemas que existem no Ensino básico no Brasil, mas não tem uma ligação direta com essas escolas e professores, como esses problemas iram solucionar se não tem uma linha entre a sociedade e a escola.