REPOSICIONANDO A APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS NO PÓS-PANDEMIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97100 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3241 "inscrito_id" => 15478 "titulo" => "REPOSICIONANDO A APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS NO PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "Diante de um dos maiores desafios sanitários de escala global deste século, a pandemia SARS-CoV-2, impôs adaptações, transformações e a emergência de novos paradigmas, novos modelos, processos de comunicação contemporâneos e novas experiências de ensino e aprendizagem. A educação mediada pelas tecnologias deparou-se com realidades diferentes. As desigualdades se acentuaram e muitos alunos que já não tinham acesso pleno à educação tecnológica ficaram desamparados. Este projeto prevê ações interdisciplinares que promovam a reconstrução da relação dos alunos com o processo educacional formal, corrigindo possíveis lacunas cognitivas, recuperando conteúdos, além de trabalhar socialmente situações provocadas pela pandemia. Foram escolhidas duas escolas públicas com diferentes condições sociais e diferentes impactos sofridos durante a pandemia. Uma avaliação diagnóstica dará início às ações para identificar a evolução cognitiva dos alunos durante o período da pandemia. Mapearemos as distorções, dificuldades e lacunas conceituais estabelecidas com um aplicativo móvel. Em seguida, os alunos serão divididos de acordo com os estágios de desenvolvimento cognitivo e participarão de projetos coletivos temáticos interdisciplinares que abordarão os conteúdos em que apresentam dificuldades ou que não aprenderam durante a pandemia. Professores universitários, alunos de pós-graduação oferecerão essas atividades. A evolução do ganho conceitual dos alunos será acompanhada por um software, que identifica e posiciona o aluno em uma régua evolutiva na conquista de habilidades e competências. A proposta é promover a aproximação da universidade e da escola de forma a contribuir para a redução de distorções e lacunas na aprendizagem dos alunos adquirida durante a pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15478_TB3241_19052023133652.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA VELLOSO DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREA" "autor_email" => "andrea.velloso@unigranrio" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97100 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3241 "inscrito_id" => 15478 "titulo" => "REPOSICIONANDO A APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS NO PÓS-PANDEMIA" "resumo" => "Diante de um dos maiores desafios sanitários de escala global deste século, a pandemia SARS-CoV-2, impôs adaptações, transformações e a emergência de novos paradigmas, novos modelos, processos de comunicação contemporâneos e novas experiências de ensino e aprendizagem. A educação mediada pelas tecnologias deparou-se com realidades diferentes. As desigualdades se acentuaram e muitos alunos que já não tinham acesso pleno à educação tecnológica ficaram desamparados. Este projeto prevê ações interdisciplinares que promovam a reconstrução da relação dos alunos com o processo educacional formal, corrigindo possíveis lacunas cognitivas, recuperando conteúdos, além de trabalhar socialmente situações provocadas pela pandemia. Foram escolhidas duas escolas públicas com diferentes condições sociais e diferentes impactos sofridos durante a pandemia. Uma avaliação diagnóstica dará início às ações para identificar a evolução cognitiva dos alunos durante o período da pandemia. Mapearemos as distorções, dificuldades e lacunas conceituais estabelecidas com um aplicativo móvel. Em seguida, os alunos serão divididos de acordo com os estágios de desenvolvimento cognitivo e participarão de projetos coletivos temáticos interdisciplinares que abordarão os conteúdos em que apresentam dificuldades ou que não aprenderam durante a pandemia. Professores universitários, alunos de pós-graduação oferecerão essas atividades. A evolução do ganho conceitual dos alunos será acompanhada por um software, que identifica e posiciona o aluno em uma régua evolutiva na conquista de habilidades e competências. A proposta é promover a aproximação da universidade e da escola de forma a contribuir para a redução de distorções e lacunas na aprendizagem dos alunos adquirida durante a pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15478_TB3241_19052023133652.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREA VELLOSO DA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANDREA" "autor_email" => "andrea.velloso@unigranrio" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }