ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS INDÍGENAS POR MEIO DO METODO LÚDICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97158 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3324 "inscrito_id" => 9570 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS INDÍGENAS POR MEIO DO METODO LÚDICO" "resumo" => "Para essa proposta de ensino, optamos por criar uma oficina, na qual foi apelidada de ‘Brincando com a Física’. A oficina foi criada com o intuito de promover conhecimentos básicos relacionados à Física através de jogos e brincadeiras. Com o objetivo de motivar a aprendizagem dos conceitos físicos para estudantes do ensino médio em escolas indígenas, por meio de um método lúdico, e com isso ajudar a compreender a natureza nutrindo o gosto pela ciência, e assim, conseguir trazer para as escolas indígenas um ensino qualitativo e eficaz. Para que tudo isso fosse possível utilizamos estratégias de ensino centrada na participação dos estudantes e na construção do processo de aprendizagem no ensino da Física, realizando estudos teóricos sobre os conceitos físicos existentes nos jogos e brincadeiras, tais como, bola no círculo, cabo de guerra e carrinho foguete, abordando as três leis de Newton, para que assim com nosso auxílio os estudantes conseguissem realizá-las. É importante ressaltar que em todas as etapas da oficina houve participação ativa dos estudantes. Como resultados obtidos, conseguimos chamar a atenção dos estudantes e fazendo com que eles desenvolvessem uma curiosidade por esses conceitos físicos interagindo da melhor maneira possível participando, aprendendo e construindo, acreditamos que nossa oficina ajudou na compreensão e no desenvolvimento do conteúdo que aplicamos através desse método, e poderá ajudar no conhecimento e desenvolvimento dos estudantes, e assim, fazer com que todos conseguissem sair com um entendimento básico sobre o conteúdo que abordamos. Sendo assim, concluímos que é possível ensinar física por meio de um método lúdico, e que a aplicação dessa prática se mostrou muito eficiente em relação à aprendizagem, participação e na construção de algumas brincadeiras por parte dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9570_TB3324_04102023235943.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLEITON DE SANTANA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Cleiton" "autor_email" => "jcsr2@discente.ifpe.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97158 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3324 "inscrito_id" => 9570 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS INDÍGENAS POR MEIO DO METODO LÚDICO" "resumo" => "Para essa proposta de ensino, optamos por criar uma oficina, na qual foi apelidada de ‘Brincando com a Física’. A oficina foi criada com o intuito de promover conhecimentos básicos relacionados à Física através de jogos e brincadeiras. Com o objetivo de motivar a aprendizagem dos conceitos físicos para estudantes do ensino médio em escolas indígenas, por meio de um método lúdico, e com isso ajudar a compreender a natureza nutrindo o gosto pela ciência, e assim, conseguir trazer para as escolas indígenas um ensino qualitativo e eficaz. Para que tudo isso fosse possível utilizamos estratégias de ensino centrada na participação dos estudantes e na construção do processo de aprendizagem no ensino da Física, realizando estudos teóricos sobre os conceitos físicos existentes nos jogos e brincadeiras, tais como, bola no círculo, cabo de guerra e carrinho foguete, abordando as três leis de Newton, para que assim com nosso auxílio os estudantes conseguissem realizá-las. É importante ressaltar que em todas as etapas da oficina houve participação ativa dos estudantes. Como resultados obtidos, conseguimos chamar a atenção dos estudantes e fazendo com que eles desenvolvessem uma curiosidade por esses conceitos físicos interagindo da melhor maneira possível participando, aprendendo e construindo, acreditamos que nossa oficina ajudou na compreensão e no desenvolvimento do conteúdo que aplicamos através desse método, e poderá ajudar no conhecimento e desenvolvimento dos estudantes, e assim, fazer com que todos conseguissem sair com um entendimento básico sobre o conteúdo que abordamos. Sendo assim, concluímos que é possível ensinar física por meio de um método lúdico, e que a aplicação dessa prática se mostrou muito eficiente em relação à aprendizagem, participação e na construção de algumas brincadeiras por parte dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID9570_TB3324_04102023235943.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CLEITON DE SANTANA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Cleiton" "autor_email" => "jcsr2@discente.ifpe.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }