ATUAÇÃO DOCENTE NAS SALAS DE EJA: O CORDEL COMO RECURSO INCENTIVADOR NO LETRAMENTO LITERÁRIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97170 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3341 "inscrito_id" => 3503 "titulo" => "ATUAÇÃO DOCENTE NAS SALAS DE EJA: O CORDEL COMO RECURSO INCENTIVADOR NO LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar sucintamente um trabalho de pesquisa etnográfica na Educação de Jovens e Adultos, cujo objetivo foi investigar sobre as práticas de leitura e letramento literário. Tendo em vista, a literatura de cordel ser carregada de expressividade e historicidade relacionadas à cultura popular, sentimos a necessidade de contemplá-la não só em sua expressão literária, mas também como prática sócio-discursiva, principalmente no espaço dedicado ao trabalho com a leitura da sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, local de inserção e construção de conhecimentos em favor da cidadania. Dessa forma, propomos o trabalho com cordel como forma de despertar o senso crítico do aluno, bem como sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste, por ser o local em que essa manifestação popular encontrou maior facilidade de propagação no Brasil. Nesta perspectiva, partimos da observação da prática pedagógica do professor do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos, em sua ação docente frente ao trabalho com a leitura de textos literários na escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Padre Emídio Viana Correia, no município de Campina Grande-PB; bem como da adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional sobre sua prática de trabalho com a leitura do cordel, cujas respostas verificaram a necessidade de elaboração de uma tomada de ação que possibilitou trabalhar a literatura numa interdependência entre o contexto sócio histórico e o gênero literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3503_TB3341_24102023115816.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA FERNANDES" "autor_email" => "professora_aparecida@yaho" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97170 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3341 "inscrito_id" => 3503 "titulo" => "ATUAÇÃO DOCENTE NAS SALAS DE EJA: O CORDEL COMO RECURSO INCENTIVADOR NO LETRAMENTO LITERÁRIO" "resumo" => "Este artigo objetiva apresentar sucintamente um trabalho de pesquisa etnográfica na Educação de Jovens e Adultos, cujo objetivo foi investigar sobre as práticas de leitura e letramento literário. Tendo em vista, a literatura de cordel ser carregada de expressividade e historicidade relacionadas à cultura popular, sentimos a necessidade de contemplá-la não só em sua expressão literária, mas também como prática sócio-discursiva, principalmente no espaço dedicado ao trabalho com a leitura da sala de aula da Educação de Jovens e Adultos, local de inserção e construção de conhecimentos em favor da cidadania. Dessa forma, propomos o trabalho com cordel como forma de despertar o senso crítico do aluno, bem como sua capacidade de observação da realidade social, histórica, política e econômica, principalmente na região Nordeste, por ser o local em que essa manifestação popular encontrou maior facilidade de propagação no Brasil. Nesta perspectiva, partimos da observação da prática pedagógica do professor do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos, em sua ação docente frente ao trabalho com a leitura de textos literários na escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Padre Emídio Viana Correia, no município de Campina Grande-PB; bem como da adoção de um questionário que permitisse interrogar o profissional sobre sua prática de trabalho com a leitura do cordel, cujas respostas verificaram a necessidade de elaboração de uma tomada de ação que possibilitou trabalhar a literatura numa interdependência entre o contexto sócio histórico e o gênero literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3503_TB3341_24102023115816.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "APARECIDA FERNANDES" "autor_email" => "professora_aparecida@yaho" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }