“APONTA AÍ!”: CURRÍCULOS DE INFÂNCIAS EM ARTEFATOS CULTURAIS POLÍTICOS ULTRACONSERVADORES
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Entretanto, o adultocentrismo, perspectiva centrada na figura adulta, exerce o papel de mediador da subjetivação das infâncias por meio de pedagogias que instituem currículos, isto é, meios, processos e saberes a serem incorporados e desempenhados pelas crianças. Na seara pós-estruturalista, os Estudos Culturais encaram essas subjetivações como pedagogias culturais, as quais ensinam modos de ser e estar em determinado cenário social, político e cultural, de maneira a conformá-las às normatividades vigentes. Assim, pode-se considerar que as infâncias são atravessadas por incontáveis currículos que visam educá-las, desconsiderando suas pluralidades e particularidades. A partir dessas aproximações, o contexto político ultraconservador que compreende a gestão presidencial de Jair Messias Bolsonaro (2019-2022) exerceu diferentes pedagogias culturais através de diferentes artefatos culturais e políticos que, de alguma forma demarcam representações da infância em seu governo. 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