Esta pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Educação, Estudos Sociohistóricos E Filosóficos no curso de Doutorado do programa de Pós- Graduação em Educação, UFRN. Procuramos analisar as práticas do Grupo escolar Barão do Rio Branco, município e Parelhas-RN, com destaque as festas escolares e comemorações cívicas no período de 1919 a 1926. Esse espaço educativo é empreendido na povoação de Parelhas-RN, acompanhando o projeto de modernidade e urbanização daquele território, lugar de transformações e aspirações, bem como objeto de intervenções. Consideramos nesta pesquisa a abordagem metodológica da Nova História, com o método histórico. Contribuíram com a reflexão histórico, científica e metodológica as obras de Bloch (2001), Le Goff (2013), Aróstegui (2006), Reis (2003) e Magalhães (2004). Dividimos as fontes documentais e a pesquisa bibliográfica a partir da identificação, coleta e análise dos dados. A coleta de informações permitiu agrupar documentos relativos as mensagens de governos, legislação, livros de atas, livros de ofícios, diários de classes, livros de honra. Os documentos foram encontrados no Arquivo do Estado do Rio Grande do Norte, em visitas presenciais. No arquivo da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó-RN, uma vez que Parelhas era distrito desse município. Arquivo da Prefeitura Municipal de Parelhas-RN, e Arquivo da Escola estadual Barão do Rio Branco. As festas faziam parte de uma cultura própria da escola e contribuíam para a consolidação do sistema político republicano, com um modelo de cidadão a ser formado. A pesquisa revelou que as ações dos diferentes sujeitos consolidaram os ideais do regime republicano quanto à formação de um indivíduo moderno, racional, vinculado com o mundo a partir de uma postura ativa na participação política e social.