Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO DE UM TERMÔMETRO CASEIRO PARA O ESTUDO DA TERMOMETRIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98840
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5535
    "inscrito_id" => 10776
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UM TERMÔMETRO CASEIRO PARA O ESTUDO DA TERMOMETRIA"
    "resumo" => "A Termometria é a área da Física que estuda temperatura e suas escalas termométricas. Este artigo tem como objetivo propor uma discussão acerca do tema termometria, usando uma prática experimental para estudar os conceitos físicos envolvidos. Uma das dificuldades encontradas no ensino de Física é a compreensão dos conceitos, que muitas vezes são vistos somente na teoria. A utilização de experimentos proporciona uma união entre teoria e prática, que pode facilitar o entendimento e a compreensão do aluno acerca da temática estudada. Atuando como residente do Programa de Residência Pedagógica - PRP no curso de licenciatura em Física do IFRN, campus Santa Cruz, foi proposto a construção de um experimento de um termômetro caseiro, para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, também da cidade de Santa Cruz, com a finalidade de medir qualitativamente a temperatura da água quente e fria. Para a construção deste experimento são utilizados os seguintes materiais: um copo de medição, uma garrafa plástica, água, álcool isopropílico, um canudo, massinha de modelar e corante. Com a construção desse experimento pelos alunos é possível observar que, variando a temperatura, as alturas de colunas de líquido podem aumentar e diminuir conforme a substância. O experimento representa uma busca de entendimento dos conceitos de temperatura, equilíbrio térmico, escalas termométricas e dilatação. Portanto, esperamos que essa prática experimental possa ser um meio de despertar a curiosidade e o interesse pela Física dos alunos e, assim, torne-se um facilitador do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10776_TB5535_22112023174503.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA SAMARA DE LIMA CAMPELO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandasamara55@yahoo.com."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98840
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5535
    "inscrito_id" => 10776
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE UM TERMÔMETRO CASEIRO PARA O ESTUDO DA TERMOMETRIA"
    "resumo" => "A Termometria é a área da Física que estuda temperatura e suas escalas termométricas. Este artigo tem como objetivo propor uma discussão acerca do tema termometria, usando uma prática experimental para estudar os conceitos físicos envolvidos. Uma das dificuldades encontradas no ensino de Física é a compreensão dos conceitos, que muitas vezes são vistos somente na teoria. A utilização de experimentos proporciona uma união entre teoria e prática, que pode facilitar o entendimento e a compreensão do aluno acerca da temática estudada. Atuando como residente do Programa de Residência Pedagógica - PRP no curso de licenciatura em Física do IFRN, campus Santa Cruz, foi proposto a construção de um experimento de um termômetro caseiro, para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, também da cidade de Santa Cruz, com a finalidade de medir qualitativamente a temperatura da água quente e fria. Para a construção deste experimento são utilizados os seguintes materiais: um copo de medição, uma garrafa plástica, água, álcool isopropílico, um canudo, massinha de modelar e corante. Com a construção desse experimento pelos alunos é possível observar que, variando a temperatura, as alturas de colunas de líquido podem aumentar e diminuir conforme a substância. O experimento representa uma busca de entendimento dos conceitos de temperatura, equilíbrio térmico, escalas termométricas e dilatação. Portanto, esperamos que essa prática experimental possa ser um meio de despertar a curiosidade e o interesse pela Física dos alunos e, assim, torne-se um facilitador do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10776_TB5535_22112023174503.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA SAMARA DE LIMA CAMPELO"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandasamara55@yahoo.com."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Termometria é a área da Física que estuda temperatura e suas escalas termométricas. Este artigo tem como objetivo propor uma discussão acerca do tema termometria, usando uma prática experimental para estudar os conceitos físicos envolvidos. Uma das dificuldades encontradas no ensino de Física é a compreensão dos conceitos, que muitas vezes são vistos somente na teoria. A utilização de experimentos proporciona uma união entre teoria e prática, que pode facilitar o entendimento e a compreensão do aluno acerca da temática estudada. Atuando como residente do Programa de Residência Pedagógica - PRP no curso de licenciatura em Física do IFRN, campus Santa Cruz, foi proposto a construção de um experimento de um termômetro caseiro, para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, também da cidade de Santa Cruz, com a finalidade de medir qualitativamente a temperatura da água quente e fria. Para a construção deste experimento são utilizados os seguintes materiais: um copo de medição, uma garrafa plástica, água, álcool isopropílico, um canudo, massinha de modelar e corante. Com a construção desse experimento pelos alunos é possível observar que, variando a temperatura, as alturas de colunas de líquido podem aumentar e diminuir conforme a substância. O experimento representa uma busca de entendimento dos conceitos de temperatura, equilíbrio térmico, escalas termométricas e dilatação. Portanto, esperamos que essa prática experimental possa ser um meio de despertar a curiosidade e o interesse pela Física dos alunos e, assim, torne-se um facilitador do processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.