PROJETO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA DE CORDEL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97344 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3583 "inscrito_id" => 1196 "titulo" => "PROJETO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA DE CORDEL" "resumo" => "A leitura e a escrita são condições indispensáveis para que o indivíduo atue como cidadão emancipado e autônomo na sociedade onde vive. Nesse sentido, um dos papéis da escola é desenvolver atividades em que o estudante leia e escreva textos que circulem nas diversas esferas sociais (escolar, artística, publicitária, política, religiosa, jurídica, hospitalar, segurança). No que se refere à esfera artística, ressalta-se a importância que a literatura tem na formação humana e crítica do indivíduo, devendo, pois, ser difundida na escola por meio diferentes estratégias. Projetos que contemplem o letramento literário são uma grande oportunidade para que a comunidade escolar leia, conheça e valorize a literatura. Em vista disso, este trabalho traz um recorte do projeto de letramento literário “Os acordes do Mestre Sivuca no cordel”, o qual se propôs a conhecer e homenagear a arte do compositor e acordeonista paraibano Sivuca. Durante o projeto, os participantes leram sobre a vida e a obra do artista, escutaram músicas e escreveram um cordel. Diante disso, este artigo objetiva discorrer e refletir sobre a relevância do letramento literário na formação humana e no desenvolvimento de habilidades artísticas que fazem parte da vivência do educando, como a Literatura de Cordel. Teoricamente, no que concerne aos estudos sobre letramento literário, ancora-se nos fundamentos instituídos por Cosson (2019), seguindo o percurso proposto para uma Sequência Expandida. Com relação à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa de dados, considerando-se a descrição, análise e discussão das oficinas desenvolvidas durante o projeto. Os resultados revelam que os estudantes desenvolveram mais sua autonomia, responsabilidade, letramento digital e literário. Além disso, demonstram as contribuições do artista homenageado para cenário paraibano, nacional e internacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1196_TB3583_04102023172748.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA GEAN CARNEIRO ARAUJO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA GEAN" "autor_email" => "claudiagean@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97344 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3583 "inscrito_id" => 1196 "titulo" => "PROJETO DE LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA COM A LITERATURA DE CORDEL" "resumo" => "A leitura e a escrita são condições indispensáveis para que o indivíduo atue como cidadão emancipado e autônomo na sociedade onde vive. Nesse sentido, um dos papéis da escola é desenvolver atividades em que o estudante leia e escreva textos que circulem nas diversas esferas sociais (escolar, artística, publicitária, política, religiosa, jurídica, hospitalar, segurança). No que se refere à esfera artística, ressalta-se a importância que a literatura tem na formação humana e crítica do indivíduo, devendo, pois, ser difundida na escola por meio diferentes estratégias. Projetos que contemplem o letramento literário são uma grande oportunidade para que a comunidade escolar leia, conheça e valorize a literatura. Em vista disso, este trabalho traz um recorte do projeto de letramento literário “Os acordes do Mestre Sivuca no cordel”, o qual se propôs a conhecer e homenagear a arte do compositor e acordeonista paraibano Sivuca. Durante o projeto, os participantes leram sobre a vida e a obra do artista, escutaram músicas e escreveram um cordel. Diante disso, este artigo objetiva discorrer e refletir sobre a relevância do letramento literário na formação humana e no desenvolvimento de habilidades artísticas que fazem parte da vivência do educando, como a Literatura de Cordel. Teoricamente, no que concerne aos estudos sobre letramento literário, ancora-se nos fundamentos instituídos por Cosson (2019), seguindo o percurso proposto para uma Sequência Expandida. Com relação à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa de dados, considerando-se a descrição, análise e discussão das oficinas desenvolvidas durante o projeto. Os resultados revelam que os estudantes desenvolveram mais sua autonomia, responsabilidade, letramento digital e literário. Além disso, demonstram as contribuições do artista homenageado para cenário paraibano, nacional e internacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1196_TB3583_04102023172748.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIA GEAN CARNEIRO ARAUJO" "autor_nome_curto" => "CLAUDIA GEAN" "autor_email" => "claudiagean@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }