EDUCAÇÃO 4.0: O PLANEJAMENTO DE UMA VIVÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DO IFMA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97370 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3618 "inscrito_id" => 14773 "titulo" => "EDUCAÇÃO 4.0: O PLANEJAMENTO DE UMA VIVÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DO IFMA" "resumo" => "A presente pesquisa busca preencher a lacuna criada pela desigualdade do nível educacional de discentes frente às tecnologias que foram, essencialmente, inseridas na educação como estratégia para contornar o distanciamento imposto pela pandemia. Diante disso, o estudo possui o objetivo de analisar o processo de construção e aprimoramento de recursos didáticos para a capacitação de jovens estudantes quanto ao uso de recursos digitais no ambiente escolar. A metodologia do trabalho foi composta pelo estudo exploratório com caráter qualitativo, assim, foram adotados diversos aplicativos de mídia de texto, vídeo e áudio, além do emprego das metodologia ativas de Gamificação e Storytelling para a elaboração de materiais que poderão favorecer a promoção de uma experiência futura de habilitação de estudantes do IFMA, Campus Coelho Neto, em relação ao emprego de tecnologias no ensino. Nesse cenário, a coleta de dados foi estruturada mediante um grupo focal com a diretoria de ensino, setor pedagógico e com os coordenadores dos cursos técnicos de Administração e Informática do IFMA, a fim de identificar as percepções em relação à proposta de educação 4.0 e possibilidades de aprimoramentos. Já a análise de dados se deu através do exame das respostas dos coordenadores sobre a viabilização da proposta, a dinâmica de treinamento dos estudantes e discussões sobre melhorias. Os resultados demonstraram que a proposta de Educação 4.0 é viável na instituição, mas se torna essencial refletir alguns aspectos relacionados ao momento ideal das capacitações e abrangência da experiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14773_TB3618_15062023160826.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IRISNETE BARBOSA LIMA" "autor_nome_curto" => "IRISNETE" "autor_email" => "irisnete.b@acad.ifma.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97370 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3618 "inscrito_id" => 14773 "titulo" => "EDUCAÇÃO 4.0: O PLANEJAMENTO DE UMA VIVÊNCIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO DO IFMA" "resumo" => "A presente pesquisa busca preencher a lacuna criada pela desigualdade do nível educacional de discentes frente às tecnologias que foram, essencialmente, inseridas na educação como estratégia para contornar o distanciamento imposto pela pandemia. Diante disso, o estudo possui o objetivo de analisar o processo de construção e aprimoramento de recursos didáticos para a capacitação de jovens estudantes quanto ao uso de recursos digitais no ambiente escolar. A metodologia do trabalho foi composta pelo estudo exploratório com caráter qualitativo, assim, foram adotados diversos aplicativos de mídia de texto, vídeo e áudio, além do emprego das metodologia ativas de Gamificação e Storytelling para a elaboração de materiais que poderão favorecer a promoção de uma experiência futura de habilitação de estudantes do IFMA, Campus Coelho Neto, em relação ao emprego de tecnologias no ensino. Nesse cenário, a coleta de dados foi estruturada mediante um grupo focal com a diretoria de ensino, setor pedagógico e com os coordenadores dos cursos técnicos de Administração e Informática do IFMA, a fim de identificar as percepções em relação à proposta de educação 4.0 e possibilidades de aprimoramentos. Já a análise de dados se deu através do exame das respostas dos coordenadores sobre a viabilização da proposta, a dinâmica de treinamento dos estudantes e discussões sobre melhorias. Os resultados demonstraram que a proposta de Educação 4.0 é viável na instituição, mas se torna essencial refletir alguns aspectos relacionados ao momento ideal das capacitações e abrangência da experiência." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14773_TB3618_15062023160826.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IRISNETE BARBOSA LIMA" "autor_nome_curto" => "IRISNETE" "autor_email" => "irisnete.b@acad.ifma.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }