BNCC: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97375 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3623 "inscrito_id" => 5518 "titulo" => "BNCC: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As perspectivas de leitura na escola, por muito tempo, caracterizaram-se por atividades nas quais ocorria apenas a decodificação, não se valorizava a construção do sentido do texto, o significado da leitura estava depositado nas palavras e não na interação ocorrida entre texto e leitor, no entanto, com o surgimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) este cenário mudou. Visando analisar este novo cenário da leitura prescrita pela BNCC para a sala de aula este trabalho tem como objetivo geral: “Analisar as perspectivas de leitura orientadas pela BNCC para o trabalho em aulas de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF)”. E como objetivos específicos (I) identificar as estratégias e procedimentos de leitura presentes na BNCC anos iniciais do EF; (II) descrever as estratégias e procedimentos de leitura presente na BNCC anos iniciais; (III) compreender quais habilidades são propostas para serem desenvolvidas por meio do trabalho com a leitura nos anos iniciais do EF. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental (BARBOSA, 2008; SOUSA, 2021), na qual analisamos o eixo de leitura da BNCC nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal análise baseou-se nas teorias sobre ensino de leitura de Klaiman (1989); Antunes (2003); Koch e Elias (2006); Oliveira (2010); Cagliari (2012); e Carvalho (2018). Para tanto, conclui-se que a leitura a partir de uma visão tradicional não deve mais ser considerada, pois a leitura defendida pela BNCC visa a interação entre o objeto, estratégias, procedimentos e habilidades a serem desenvolvidas pelo leitor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5518_TB3623_22102023183446.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLICE MORGANA SANTIAGO DE LIRA" "autor_nome_curto" => "ÉLICE MORGANA" "autor_email" => "morganaelice@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97375 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3623 "inscrito_id" => 5518 "titulo" => "BNCC: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As perspectivas de leitura na escola, por muito tempo, caracterizaram-se por atividades nas quais ocorria apenas a decodificação, não se valorizava a construção do sentido do texto, o significado da leitura estava depositado nas palavras e não na interação ocorrida entre texto e leitor, no entanto, com o surgimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) este cenário mudou. Visando analisar este novo cenário da leitura prescrita pela BNCC para a sala de aula este trabalho tem como objetivo geral: “Analisar as perspectivas de leitura orientadas pela BNCC para o trabalho em aulas de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF)”. E como objetivos específicos (I) identificar as estratégias e procedimentos de leitura presentes na BNCC anos iniciais do EF; (II) descrever as estratégias e procedimentos de leitura presente na BNCC anos iniciais; (III) compreender quais habilidades são propostas para serem desenvolvidas por meio do trabalho com a leitura nos anos iniciais do EF. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental (BARBOSA, 2008; SOUSA, 2021), na qual analisamos o eixo de leitura da BNCC nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal análise baseou-se nas teorias sobre ensino de leitura de Klaiman (1989); Antunes (2003); Koch e Elias (2006); Oliveira (2010); Cagliari (2012); e Carvalho (2018). Para tanto, conclui-se que a leitura a partir de uma visão tradicional não deve mais ser considerada, pois a leitura defendida pela BNCC visa a interação entre o objeto, estratégias, procedimentos e habilidades a serem desenvolvidas pelo leitor." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5518_TB3623_22102023183446.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLICE MORGANA SANTIAGO DE LIRA" "autor_nome_curto" => "ÉLICE MORGANA" "autor_email" => "morganaelice@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }