O JOGO DOS DISCOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97403 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3661 "inscrito_id" => 11427 "titulo" => "O JOGO DOS DISCOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA" "resumo" => "O ensino na contemporaneidade apresenta caráter de investigação, podendo capacitar os alunos na resolução de situações problemas de maneira prática e intelectual. Dessa forma, deve-se pensar em aulas diferenciadas e dinâmicas, como oficinas orientadas e jogo, pois são sugestões para o ensino de Matemática, nessa perspectiva o uso de jogos pode proporcionar novas formas de professores e alunos se relacionarem nas aulas de Matemática e podendo ser também uma maneira de aproximar os alunos do conhecimento matemático, proporcionando momentos de investigação, diálogo, troca de ideias e de conjecturas. Um jogo é o Jogo dos Discos, onde sua utilização se justifica pela carência de ferramentas metodológicos e queixas frequentes sobre o estudo de Probabilidade em sala de aula. Assim, a pesquisa tem como objetivo investigar se a utilização do Jogo dos Discos favorece a aprendizagem de Probabilidade Geométrica. Para isso foi desenvolvida uma oficina em quatro aulas com aluno de uma turma do IFCE-campus de Maracanaú, a mesma aconteceu em X momentos: Primeiro em sala foi relembrado o conceito e o cálculo de Probabilidade elementar. No segundo foi construído o conceito de Probabilidade Geométrica a partir do Jogo, este momento aconteceu no corredor da instituição, pois utilizou-se dos ladrilhos presentes no chão e de discos previamente construídos pelos autores da pesquisa, nesse momento ainda, aconteceu a brincadeira de lançamento de Discos (Jogo dos discos). No Terceiro e último momento voltando para a sala foi apresentado o conceito formal de Probabilidade Geométrica, calculada a Probabilidade Geométrica utilizando os dados do experimento e interpretado e discutido os dados em gráficos. Percebeu-se que aulas com essa abordagem, são muito produtivas pois além de ser visível o engajamento e satisfação dos alunos, foi possível perceber que aprenderam o conceito estudado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11427_TB3661_31052023171726.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ALUISIO SILVA" "autor_nome_curto" => "ALUISIO SILVS" "autor_email" => "aluisiomatematico@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97403 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3661 "inscrito_id" => 11427 "titulo" => "O JOGO DOS DISCOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE GEOMÉTRICA" "resumo" => "O ensino na contemporaneidade apresenta caráter de investigação, podendo capacitar os alunos na resolução de situações problemas de maneira prática e intelectual. Dessa forma, deve-se pensar em aulas diferenciadas e dinâmicas, como oficinas orientadas e jogo, pois são sugestões para o ensino de Matemática, nessa perspectiva o uso de jogos pode proporcionar novas formas de professores e alunos se relacionarem nas aulas de Matemática e podendo ser também uma maneira de aproximar os alunos do conhecimento matemático, proporcionando momentos de investigação, diálogo, troca de ideias e de conjecturas. Um jogo é o Jogo dos Discos, onde sua utilização se justifica pela carência de ferramentas metodológicos e queixas frequentes sobre o estudo de Probabilidade em sala de aula. Assim, a pesquisa tem como objetivo investigar se a utilização do Jogo dos Discos favorece a aprendizagem de Probabilidade Geométrica. Para isso foi desenvolvida uma oficina em quatro aulas com aluno de uma turma do IFCE-campus de Maracanaú, a mesma aconteceu em X momentos: Primeiro em sala foi relembrado o conceito e o cálculo de Probabilidade elementar. No segundo foi construído o conceito de Probabilidade Geométrica a partir do Jogo, este momento aconteceu no corredor da instituição, pois utilizou-se dos ladrilhos presentes no chão e de discos previamente construídos pelos autores da pesquisa, nesse momento ainda, aconteceu a brincadeira de lançamento de Discos (Jogo dos discos). No Terceiro e último momento voltando para a sala foi apresentado o conceito formal de Probabilidade Geométrica, calculada a Probabilidade Geométrica utilizando os dados do experimento e interpretado e discutido os dados em gráficos. Percebeu-se que aulas com essa abordagem, são muito produtivas pois além de ser visível o engajamento e satisfação dos alunos, foi possível perceber que aprenderam o conceito estudado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11427_TB3661_31052023171726.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ALUISIO SILVA" "autor_nome_curto" => "ALUISIO SILVS" "autor_email" => "aluisiomatematico@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }