A ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE GESTORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97580 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3897 "inscrito_id" => 18021 "titulo" => "A ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE GESTORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA." "resumo" => "O presente trabalho busca fazer um estudo sobre a atuação da Superintendência escolar na rede municipal de Fortaleza. Com foco direcionado à atuação do superintendente na formação dos gestores das escolas municipais, objetivando promover uma reflexão dos momentos de formações e repensar a dinâmica e atuação dos mesmos, após o surgimento da Superintendência. Para chegar a este ponto, foi realizado um grupo focal, onde os gestores puderam dialogar com base em três questionamentos relacionados ao tema descrito. O estudo aborda as ações desenvolvidas, reflete a atuação, analisa as práticas da formação aplicada e as repercussões do trabalho da Superintendência no cotidiano da gestão. Como referencial teórico, tivemos como base a abordagem de autores relacionados à formação em serviço, gestão escolar e liderança. A metodologia adotada se baseou nas técnicas de coleta de dados primários e secundários, onde os dados primários foram coletados através da dinâmica de grupo focal com a participação de oito diretoras do polo de atuação do superintendente e os dados secundários relacionados à técnica de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados obtidos na pesquisa se direcionaram para a análise da atuação e acompanhamento da Superintendência na rede municipal e seus benefícios no fortalecimento da gestão das escolas, com destaque na boa avaliação recebida pelas gestoras participantes. Foi enfatizada a parceria dentro das escolas e com esse elo, Escola e Secretaria, o favorecimento da interação e diminuição dos entraves, propiciando com isso agilidade aos processos. Outra abordagem se relaciona ao pensamento de rede, onde os gestores refletem que é necessária a visualização do todo, não podendo pensar na escola como algo separado e excluso da totalidade, mas como parte de uma rede e de um grupo, onde todos se ajudam, trocam experiências e se apoiam, favorecendo com isso um melhor desempenho e atuação de forma mais integral." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18021_TB3897_02072023154536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENEDITO MARCIANO GOMES" "autor_nome_curto" => "MARCIANO GOMES" "autor_email" => "marcianogomess@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97580 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3897 "inscrito_id" => 18021 "titulo" => "A ATUAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE GESTORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA." "resumo" => "O presente trabalho busca fazer um estudo sobre a atuação da Superintendência escolar na rede municipal de Fortaleza. Com foco direcionado à atuação do superintendente na formação dos gestores das escolas municipais, objetivando promover uma reflexão dos momentos de formações e repensar a dinâmica e atuação dos mesmos, após o surgimento da Superintendência. Para chegar a este ponto, foi realizado um grupo focal, onde os gestores puderam dialogar com base em três questionamentos relacionados ao tema descrito. O estudo aborda as ações desenvolvidas, reflete a atuação, analisa as práticas da formação aplicada e as repercussões do trabalho da Superintendência no cotidiano da gestão. Como referencial teórico, tivemos como base a abordagem de autores relacionados à formação em serviço, gestão escolar e liderança. A metodologia adotada se baseou nas técnicas de coleta de dados primários e secundários, onde os dados primários foram coletados através da dinâmica de grupo focal com a participação de oito diretoras do polo de atuação do superintendente e os dados secundários relacionados à técnica de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados obtidos na pesquisa se direcionaram para a análise da atuação e acompanhamento da Superintendência na rede municipal e seus benefícios no fortalecimento da gestão das escolas, com destaque na boa avaliação recebida pelas gestoras participantes. Foi enfatizada a parceria dentro das escolas e com esse elo, Escola e Secretaria, o favorecimento da interação e diminuição dos entraves, propiciando com isso agilidade aos processos. Outra abordagem se relaciona ao pensamento de rede, onde os gestores refletem que é necessária a visualização do todo, não podendo pensar na escola como algo separado e excluso da totalidade, mas como parte de uma rede e de um grupo, onde todos se ajudam, trocam experiências e se apoiam, favorecendo com isso um melhor desempenho e atuação de forma mais integral." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18021_TB3897_02072023154536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BENEDITO MARCIANO GOMES" "autor_nome_curto" => "MARCIANO GOMES" "autor_email" => "marcianogomess@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }