CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO IFCE - CAMPUS ACOPIARA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100642 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8029 "inscrito_id" => 15427 "titulo" => "CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO IFCE - CAMPUS ACOPIARA" "resumo" => "A bioquímica é uma área da biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e dos processos químicos que ocorrem na célula. Nas instituições de ensino, a bioquímica é transmitida por meio de aulas expositivas teóricas e práticas pautadas em livros, textos didáticos e acadêmicos desenvolvidas, respectivamente, em sala de aula e/ou em laboratório. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo investigar a percepção discente em relação à importância das aulas práticas da disciplina, buscando identificar quais os principais benefícios percebidos pelos discentes e como essas aulas contribuem para o seu processo de aprendizagem. A metodologia utilizada consiste em um questionário aplicado aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acopiara que cursaram a disciplina no curso de licenciatura em ciências biológicas, na grade do terceiro semestre, no período de 17 de fevereiro a 04 julho de 2023. As perguntas desenvolvidas abordam sobre o impacto das aulas práticas em diferentes aspectos, como assimilação dos conceitos teóricos, habilidade de manusear equipamentos e materiais de laboratório, motivação e interesse pela disciplina, entre outros. Entre os resultados atingidos, a discussão aponta que a grande maioria dos estudantes percebe as aulas práticas como fundamentais para a compreensão dos conteúdos de bioquímica, destacando a importância da aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, a possibilidade de vivenciar as etapas do método científico, bem como a oportunidade de desenvolver habilidades práticas, como realizar experimentos, manusear equipamentos e interpretar resultados. Por fim, a conclusão do estudo reforça a importância das aulas práticas de bioquímica na formação dos estudantes, destacando como elas contribuem para uma aprendizagem mais significativa e participativa, além de despertar o interesse e a motivação pela disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15427_TB8029_19112023201315.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOENIR APARECIDO FLOR MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JOENIR" "autor_email" => "joenir.flor09@aluno.ifce." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100642 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8029 "inscrito_id" => 15427 "titulo" => "CONSTRUINDO CONHECIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DE DISCENTES DO IFCE - CAMPUS ACOPIARA" "resumo" => "A bioquímica é uma área da biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e dos processos químicos que ocorrem na célula. Nas instituições de ensino, a bioquímica é transmitida por meio de aulas expositivas teóricas e práticas pautadas em livros, textos didáticos e acadêmicos desenvolvidas, respectivamente, em sala de aula e/ou em laboratório. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo investigar a percepção discente em relação à importância das aulas práticas da disciplina, buscando identificar quais os principais benefícios percebidos pelos discentes e como essas aulas contribuem para o seu processo de aprendizagem. A metodologia utilizada consiste em um questionário aplicado aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Acopiara que cursaram a disciplina no curso de licenciatura em ciências biológicas, na grade do terceiro semestre, no período de 17 de fevereiro a 04 julho de 2023. As perguntas desenvolvidas abordam sobre o impacto das aulas práticas em diferentes aspectos, como assimilação dos conceitos teóricos, habilidade de manusear equipamentos e materiais de laboratório, motivação e interesse pela disciplina, entre outros. Entre os resultados atingidos, a discussão aponta que a grande maioria dos estudantes percebe as aulas práticas como fundamentais para a compreensão dos conteúdos de bioquímica, destacando a importância da aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, a possibilidade de vivenciar as etapas do método científico, bem como a oportunidade de desenvolver habilidades práticas, como realizar experimentos, manusear equipamentos e interpretar resultados. Por fim, a conclusão do estudo reforça a importância das aulas práticas de bioquímica na formação dos estudantes, destacando como elas contribuem para uma aprendizagem mais significativa e participativa, além de despertar o interesse e a motivação pela disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15427_TB8029_19112023201315.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOENIR APARECIDO FLOR MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JOENIR" "autor_email" => "joenir.flor09@aluno.ifce." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }