Ao se falar em metodologias de ensino, umas das maiores dificuldades encontradas nas disciplinas de Química Orgânica e Bioquímica no curso de Licenciatura em Biologia é a visualização tridimensional das moléculas. Para tanto, a geometria molecular das moléculas e as dificuldades de compreensão pelos discentes de conceitos abstratos, nos permitiu apresentar estratégias pedagógicas baseadas no uso de modelos moleculares, de maneira a facilitar o ensino-aprendizagem com mais eficácia e entendimento significativo pautado em metodologias ativas buscando atrair os ouvintes através de um método interrogativo e em Jean Piaget, ou seja: assimilação, esquemas cognitivos e acomodação, ainda em Piaget, discutimos sobre a Teoria da equilibração que consiste em o aluno ter a habilidade de reconhecer, distinguir e unir, ou formular de modo coerente e sem conflitos, as informações provenientes do mundo real. Há modelos comerciais que são de custo elevado e modelos baseado nos 3R’s, como os relatos de experiência no IFMA Campus Zé Doca-MA, com a confecção de modelos moleculares com materiais de baixo custo. O objetivo baseia-se na confecção de modelos moleculares para compreensão dos conceitos como as interações intramoleculares de maneira a contribuir para o desenvolvimento de estratégias de ensino de química. Os modelos serão confeccionados utilizando materiais de baixo custo como massa de biscuit, fibra da folha de bananeira, aglutinante, corantes, hastes flexíveis e compasso. Os resultados da aplicação dessa metodologia ativa proporcionam facilidade e entendimento dos conteúdos abordados nas disciplinas de Química Orgânica e Bioquímica, quando se trata de uma abordagem mais ampla, no que tange o assunto Geometria Molecular, além de proporcionar o discente a uma visão tridimensional das moléculas.