O ensino de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) enfrenta grandes dificuldades ocasionadas pela combinação da complexidade dos assuntos, atrelado a falta de pré-requisito por parte dos alunos ou, ainda, pela prática docente ser distante da ideal. Muitas vezes, a difusão do conhecimento ainda é feita de forma tradicional em que os alunos são meros expectadores e os conteúdos são ministrados de forma desvinculada do cotidiano com conceitos e fórmulas prontas para serem decorados e escassos de interdisciplinaridade. O aprendizado em Ciências da Natureza exige o comprometimento com a cidadania, com a ética e com a mudança na postura do professor em relação à sua prática didático-pedagógica, que deve ser voltada para o ensino ligado diretamente ao cotidiano do estudante, abordando a essência de cada aula de maneira simples para encorajar o aluno. Este estudo tem como objetivo analisar a prática pedagógica de professores de escolas públicas do município de Caturité-PB. Para realização deste estudo, utilizou-se a observação participante como forma de vivenciar os diferentes ambientes pedagógicos, de interagir com os sujeitos da educação, visando ensinar e aprender com eles, e como principal instrumento de obtenção de dados. Verificou-se que a prática pedagógica utilizada pelos professores envolvidos no estudo precisa ser revista e melhorada no sentido de promover um ensino voltado para o contexto social dos alunos.