Este trabalho apresenta as ações desenvolvidas pelo subprojeto de Ciências Humanas e Sociais do curso de Educação do Campo, ocorridas nas Escolas Agrotécnica de Ensino Fundamental Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, no município de Sumé - PB e na Escola Ildefonso Anselmo da Silva no município de Amparo-PB. O mesmo, tem por objetivo expor os resultados de projetos desenvolvidos sobre cultura afro-brasileira nas escolas citadas do Cariri paraibano e a importância da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o Ensino sobre a Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Os procedimentos metodológicos foi iniciado com a leitura e discussão de textos teóricos e a construção do projeto de intervenção escolar, em seguida foi apresentado e desenvolvido o projeto nas escolas conveniadas. Os bolsistas desenvolveram a temática na sala de aula no decorrer do bimestre abordando as definições das religiões Umbanda e Candomblé, música, capoeira, culinária e influencia linguística, sempre buscando identificar palavras do cotidiano do aluno que são de origem africana. O projeto foi finalizado com exposições das pesquisas e trabalhos realizados pelos alunos, para toda a comunidade escolar e com uma palestra sobre religiosidades afro-ameríndias realizada nas escolas . Através desse projeto foi possível mostrar para os alunos a necessidade de conhecer uma cultura ocultada por tantos séculos, mas que está presente no cotidiano de cada um.