ENTRE SABERES E REFLEXÕES ANTIRRACISTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DO NEABI NO IFCE CAMPUS ACOPIARA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97637 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3975 "inscrito_id" => 15419 "titulo" => "ENTRE SABERES E REFLEXÕES ANTIRRACISTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DO NEABI NO IFCE CAMPUS ACOPIARA" "resumo" => "O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), é um espaço dedicado a fomentar discussões, articular e promover ações com enfoque na diversidade étnico-racial, utilizando para tal, a valorização da identidade negra e indígena por meio de práticas antirracistas. As atividades de monitoria propiciam aos discentes coordenar e executar ações alinhadas com o propósito do projeto no qual o mesmo esteja inserido. Deste modo, a monitoria constitui uma oportunidade de aprendizagem e de crescimento coletivo, por possibilitar a vivência e compreensão em determinadas áreas do conhecimento, além de proporcionar momentos de reflexões por meio de discussões e grupos de estudos. Com base na relevância da monitoria para formação docente e na importância do NEABI, o objetivo deste relato é compartilhar experiências e aprendizados de bolsistas no núcleo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus - Acopiara, destacando o impacto das ações realizadas para fortalecer a diversidade étnico-racial. No que se refere a metodologia do trabalho, trata-se de uma abordagem qualitativa, por apresentar as reflexões sobre a atuação do NEABI como agente da promoção de práticas antirracistas, destacando os desafios e conquistas encontradas ao longo do período de atuação dos bolsistas entre os anos de 2021 a 2023. Como resultado, observou-se que as ações desenvolvidas pelo núcleo propiciam espaços de diálogos, reflexões e transformações, tanto na comunidade acadêmica quanto em seu entorno. Dentre essas atividades realizadas pelos monitores, destacam-se: realização e participação em eventos, grupos de leitura, produção de conteúdo para redes sociais e pesquisas bibliográficas. Diante do exposto, as experiências compartilhadas relatam como o envolvimento dos monitores nas atividades do NEABI propiciam a conscientização sobre questões relacionadas à luta contra o preconceito e à cultura afro-brasileira e indígena, auxiliando também no desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15419_TB3975_19112023183029.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN DO VALE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HELLEN" "autor_email" => "hellen.vale60@aluno.ifce." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97637 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3975 "inscrito_id" => 15419 "titulo" => "ENTRE SABERES E REFLEXÕES ANTIRRACISTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DO NEABI NO IFCE CAMPUS ACOPIARA" "resumo" => "O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), é um espaço dedicado a fomentar discussões, articular e promover ações com enfoque na diversidade étnico-racial, utilizando para tal, a valorização da identidade negra e indígena por meio de práticas antirracistas. As atividades de monitoria propiciam aos discentes coordenar e executar ações alinhadas com o propósito do projeto no qual o mesmo esteja inserido. Deste modo, a monitoria constitui uma oportunidade de aprendizagem e de crescimento coletivo, por possibilitar a vivência e compreensão em determinadas áreas do conhecimento, além de proporcionar momentos de reflexões por meio de discussões e grupos de estudos. Com base na relevância da monitoria para formação docente e na importância do NEABI, o objetivo deste relato é compartilhar experiências e aprendizados de bolsistas no núcleo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus - Acopiara, destacando o impacto das ações realizadas para fortalecer a diversidade étnico-racial. No que se refere a metodologia do trabalho, trata-se de uma abordagem qualitativa, por apresentar as reflexões sobre a atuação do NEABI como agente da promoção de práticas antirracistas, destacando os desafios e conquistas encontradas ao longo do período de atuação dos bolsistas entre os anos de 2021 a 2023. Como resultado, observou-se que as ações desenvolvidas pelo núcleo propiciam espaços de diálogos, reflexões e transformações, tanto na comunidade acadêmica quanto em seu entorno. Dentre essas atividades realizadas pelos monitores, destacam-se: realização e participação em eventos, grupos de leitura, produção de conteúdo para redes sociais e pesquisas bibliográficas. Diante do exposto, as experiências compartilhadas relatam como o envolvimento dos monitores nas atividades do NEABI propiciam a conscientização sobre questões relacionadas à luta contra o preconceito e à cultura afro-brasileira e indígena, auxiliando também no desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15419_TB3975_19112023183029.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN DO VALE SOUZA" "autor_nome_curto" => "HELLEN" "autor_email" => "hellen.vale60@aluno.ifce." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }