EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: UM RELATO DAS VIVENCIAS, CONSTRUIDAS NO EXERCÍCIO DA COLETIVIDADE E DA DIALOGICIDADE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97638 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3976 "inscrito_id" => 18057 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: UM RELATO DAS VIVENCIAS, CONSTRUIDAS NO EXERCÍCIO DA COLETIVIDADE E DA DIALOGICIDADE." "resumo" => "O presente trabalho é fruto do componente curricular Estágio de Docência na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI. Vivenciado no Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal. O objetivo do estágio foi contribuir com a formação teórico-prática das/os graduandas/os, a partir da aproximação de vivências, reflexões e problematizações dos saberes/ fazeres, ou seja, da práxis na EJAI. Desenvolvido no primeiro semestre de 2023, com duração de sessenta horas aulas. No início do Estágio ocorreram as orientações, o planejamento e a apropriação da base teórica metodológica com autores como Paulo Freire (2002), Arroyo (2017, Nascimento (2022) dentre outros. O exercício das vivencias transcorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cacilda Possidônio Nascimento, localizada em território periférico da cidade de Castanhal-Pará, em turma de primeira etapa. Frente a essa trajetória neste trabalho temos como objetivo relatar as vivências na EJAI, construídas no exercício da coletividade e da dialogicidade com as pessoas da EJAI, docente, discentes que estiveram junto conosco no decorrer do processo teórico, metodológico feitos mediante mediação, intervenção, construções coletivas e dialógicas. Além disso, o artigo, enfatiza contribuições do legado Freiriano, na de entrelaçar teoria e prática pautada na realidade do público em questão, pois a sala de aula é compreendida como o lócus, que ocorre a socialização do conhecimento, a construção coletiva dos saberes, dos fazeres, e visto que, enfatizamos como autores no processo da educação as pessoas jovens, adultas e idosas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18057_TB3976_10122023172453.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILE DA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "JAMILE" "autor_email" => "jamilebrito665@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97638 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3976 "inscrito_id" => 18057 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: UM RELATO DAS VIVENCIAS, CONSTRUIDAS NO EXERCÍCIO DA COLETIVIDADE E DA DIALOGICIDADE." "resumo" => "O presente trabalho é fruto do componente curricular Estágio de Docência na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas/EJAI. Vivenciado no Curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal. O objetivo do estágio foi contribuir com a formação teórico-prática das/os graduandas/os, a partir da aproximação de vivências, reflexões e problematizações dos saberes/ fazeres, ou seja, da práxis na EJAI. Desenvolvido no primeiro semestre de 2023, com duração de sessenta horas aulas. No início do Estágio ocorreram as orientações, o planejamento e a apropriação da base teórica metodológica com autores como Paulo Freire (2002), Arroyo (2017, Nascimento (2022) dentre outros. O exercício das vivencias transcorreram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cacilda Possidônio Nascimento, localizada em território periférico da cidade de Castanhal-Pará, em turma de primeira etapa. Frente a essa trajetória neste trabalho temos como objetivo relatar as vivências na EJAI, construídas no exercício da coletividade e da dialogicidade com as pessoas da EJAI, docente, discentes que estiveram junto conosco no decorrer do processo teórico, metodológico feitos mediante mediação, intervenção, construções coletivas e dialógicas. Além disso, o artigo, enfatiza contribuições do legado Freiriano, na de entrelaçar teoria e prática pautada na realidade do público em questão, pois a sala de aula é compreendida como o lócus, que ocorre a socialização do conhecimento, a construção coletiva dos saberes, dos fazeres, e visto que, enfatizamos como autores no processo da educação as pessoas jovens, adultas e idosas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18057_TB3976_10122023172453.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILE DA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "JAMILE" "autor_email" => "jamilebrito665@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }