EDUCAÇÃO E PANDEMIA DE COVID-19: A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MEET NO ENSINO REMOTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97680 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4031 "inscrito_id" => 18130 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PANDEMIA DE COVID-19: A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MEET NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos em todos os aspectos da vida humana. Na Educação, os reflexos dessa crise sanitária global foram imensuráveis tanto para os alunos, quanto para os professores e as instituições de ensino. Uma das principais medidas adotadas no Brasil para garantir a continuidade dos estudos no período de distanciamento social foi a implantação de um novo modelo educacional, chamado de Ensino Remoto, que se materializou de diferentes formas, em função da disponibilidade de recursos, sobretudo os digitais, em cada instituição, localidade e público. Este artigo de revisão de literatura buscou analisara ferramenta digital Google Meet e seu potencial para utilização nas atividades acadêmicas ofertadas por meio de encontros síncronos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, com pesquisas dos tipos bibliográfica e exploratória, que consultou as bases de dados SciELO e Google Acadêmico e selecionou 25 artigos que foram analisados no corpo deste estudo. Além de Leis e Decretos nacionais, os textos de Teixeira e Nascimento (2021); Marcondes, Ferrete e Lima (2022); e Machado, Rabelo e Oliveira (2022) figuram como referencial deste estudo. A análise do material possibilitou a reflexão sobre as desigualdades digitais existentes no Brasil e, como resultado, identificou os recursos da ferramenta Google Meet e suas possibilidades de utilização nas aulas síncronas do Ensino Remoto, bem como a sua contribuição para o rompimento das barreiras geográficas e para o distanciamento social, como era preconizado no contexto da pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18130_TB4031_13112023211835.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLENDA KELLY RIBEIRO DA SILVA DE ÁVILA" "autor_nome_curto" => "GLENDA" "autor_email" => "glendapedago24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97680 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4031 "inscrito_id" => 18130 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PANDEMIA DE COVID-19: A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MEET NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "A pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos em todos os aspectos da vida humana. Na Educação, os reflexos dessa crise sanitária global foram imensuráveis tanto para os alunos, quanto para os professores e as instituições de ensino. Uma das principais medidas adotadas no Brasil para garantir a continuidade dos estudos no período de distanciamento social foi a implantação de um novo modelo educacional, chamado de Ensino Remoto, que se materializou de diferentes formas, em função da disponibilidade de recursos, sobretudo os digitais, em cada instituição, localidade e público. Este artigo de revisão de literatura buscou analisara ferramenta digital Google Meet e seu potencial para utilização nas atividades acadêmicas ofertadas por meio de encontros síncronos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, com pesquisas dos tipos bibliográfica e exploratória, que consultou as bases de dados SciELO e Google Acadêmico e selecionou 25 artigos que foram analisados no corpo deste estudo. Além de Leis e Decretos nacionais, os textos de Teixeira e Nascimento (2021); Marcondes, Ferrete e Lima (2022); e Machado, Rabelo e Oliveira (2022) figuram como referencial deste estudo. A análise do material possibilitou a reflexão sobre as desigualdades digitais existentes no Brasil e, como resultado, identificou os recursos da ferramenta Google Meet e suas possibilidades de utilização nas aulas síncronas do Ensino Remoto, bem como a sua contribuição para o rompimento das barreiras geográficas e para o distanciamento social, como era preconizado no contexto da pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18130_TB4031_13112023211835.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLENDA KELLY RIBEIRO DA SILVA DE ÁVILA" "autor_nome_curto" => "GLENDA" "autor_email" => "glendapedago24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }