AVALIAÇÕES EXTERNAS: UMA ANÁLISE DO USO DOS RESULTADOS COMO REFERÊNCIA PARA ÀS PRÁTICAS DE GESTÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97690 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4046 "inscrito_id" => 17410 "titulo" => "AVALIAÇÕES EXTERNAS: UMA ANÁLISE DO USO DOS RESULTADOS COMO REFERÊNCIA PARA ÀS PRÁTICAS DE GESTÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "O texto aqui apresentado integra uma pesquisa em curso, nomeada “O uso dos Resultados das Avaliações Externas: Desafios e Perspectivas na Ótica dos Atores Institucionais da Universidade Federal Do Cariri”, e busca apresentar alguns dos resultados desta investigação. O objetivo central do artigo versa sobre analisar de que modo a Coordenação de um Curso de Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior no Ceará utiliza os resultados das avaliações externas como referência para às práticas de gestão. Adotou-se, enquanto metodologia, a abordagem qualitativa, tendo como estratégia o Estudo de Caso, no qual os seus dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizada com o Coordenador do referido curso, bem como a análise documental do Projeto Político-Pedagógico do Curso. Em termos de resultados, cumpre destacar que o entrevistado possui conhecimento aprofundado sobre os eixos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), além disso, compreende a importância dos resultados das avaliações externas para orientar às tomadas de decisões do curso, embora haja limitações e desafios, como a participação coletiva, a interpretação dos dados quantitativos, bem como a necessidade do maior envolvimento das Pró-Reitorias responsáveis pelo planejamento nas ações acadêmicas. No que toca ao PPP analisado, considerando a sua função de organizar a estrutura curricular, identificar os desafios e propor estratégias para o alcance das metas do curso e da Instituição de Ensino Superior em voga, necessita ampliar os aspectos dos procedimentos avaliativos, visando imputar a avaliação como estratégia eficaz para melhoria da qualidade do curso. Desta feita, as considerações finais do artigo apontam que a cultura avaliativa, o envolvimento coletivo nas tomadas de decisões com base nos resultados oriundos do SINAES são desafios a serem superados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17410_TB4046_07122023125620.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "EDMILSON JÚNIOR" "autor_email" => "landimjrdeluna@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97690 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4046 "inscrito_id" => 17410 "titulo" => "AVALIAÇÕES EXTERNAS: UMA ANÁLISE DO USO DOS RESULTADOS COMO REFERÊNCIA PARA ÀS PRÁTICAS DE GESTÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "O texto aqui apresentado integra uma pesquisa em curso, nomeada “O uso dos Resultados das Avaliações Externas: Desafios e Perspectivas na Ótica dos Atores Institucionais da Universidade Federal Do Cariri”, e busca apresentar alguns dos resultados desta investigação. O objetivo central do artigo versa sobre analisar de que modo a Coordenação de um Curso de Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior no Ceará utiliza os resultados das avaliações externas como referência para às práticas de gestão. Adotou-se, enquanto metodologia, a abordagem qualitativa, tendo como estratégia o Estudo de Caso, no qual os seus dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizada com o Coordenador do referido curso, bem como a análise documental do Projeto Político-Pedagógico do Curso. Em termos de resultados, cumpre destacar que o entrevistado possui conhecimento aprofundado sobre os eixos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), além disso, compreende a importância dos resultados das avaliações externas para orientar às tomadas de decisões do curso, embora haja limitações e desafios, como a participação coletiva, a interpretação dos dados quantitativos, bem como a necessidade do maior envolvimento das Pró-Reitorias responsáveis pelo planejamento nas ações acadêmicas. No que toca ao PPP analisado, considerando a sua função de organizar a estrutura curricular, identificar os desafios e propor estratégias para o alcance das metas do curso e da Instituição de Ensino Superior em voga, necessita ampliar os aspectos dos procedimentos avaliativos, visando imputar a avaliação como estratégia eficaz para melhoria da qualidade do curso. Desta feita, as considerações finais do artigo apontam que a cultura avaliativa, o envolvimento coletivo nas tomadas de decisões com base nos resultados oriundos do SINAES são desafios a serem superados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17410_TB4046_07122023125620.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDMILSON JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "EDMILSON JÚNIOR" "autor_email" => "landimjrdeluna@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }