HISTÓRIA ORAL DE VIDA DE PROFESSORES DE ESCOLAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99231 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6037 "inscrito_id" => 18572 "titulo" => "HISTÓRIA ORAL DE VIDA DE PROFESSORES DE ESCOLAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA" "resumo" => "Este projeto de pesquisa partiu da necessidade de valorização das histórias de vida dos professores ribeirinhos, uma vez que eles reúnem experiências e práticas importantes para o desenvolvimento da Educação do Campo e para a construção de estratégias pedagógicas fundamentais para o processo ensino aprendizagem. Teve como objetivo compreender a história oral de vida de professores de escolas ribeirinhas da região do Mamuru, localizadas em uma área de fronteira entre os Municípios de Parintins-Am e Juruti-Pa, dessa forma trazendo contribuições para reflexão sobre a Educação do Campo, de maneira específica objetiva: escutar relatos orais de professores de escolas ribeirinhas sobre suas trajetórias profissionais; Registrando, a partir dos relatos orais, as experiências, os desafios e as potencialidades pedagógicas de professores; e analisar os dados coletados a partir da perspectiva histórica e da educação do campo. O caminho metodológico está fundamentado na perspectiva histórica, com a metodologia da pesquisa da história oral, realização de entrevistas temáticas que serão gravadas para o devido registro dos relatos, trazendo experiências, vivências, desafios e possibilidades pedagógicas desses profissionais. Este projeto tem como referencial Freire (1974), Arroyo e Caldart e Molina (2011), Barros e Lihtnov (2016), Fenseca e Paz (2012), Vasconcelos (2017), além de várias outras teses, dissertações, e autores que abordam a temática. Espera-se com este trabalho contribua com os estudos na área da formação de professores do campo e com a valorização desses profissionais, pois essas histórias são capazes de gerar conexão da experiência vivida com a diversidade dos territórios amazônicos. Os resultados parciais apresentam o estudo do referencial teórico de temas envolvendo história oral, saberes docentes, educação do campo e análise inicial das entrevistas. Mostrando a importância da metodologia da história oral e a perspectiva da realidade das lutas de professores ribeirinhos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66706a35a8867_17062024135413.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-06-17 13:54:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE RODRIGUES DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daianecruz.9915002@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99231 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6037 "inscrito_id" => 18572 "titulo" => "HISTÓRIA ORAL DE VIDA DE PROFESSORES DE ESCOLAS RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA" "resumo" => "Este projeto de pesquisa partiu da necessidade de valorização das histórias de vida dos professores ribeirinhos, uma vez que eles reúnem experiências e práticas importantes para o desenvolvimento da Educação do Campo e para a construção de estratégias pedagógicas fundamentais para o processo ensino aprendizagem. Teve como objetivo compreender a história oral de vida de professores de escolas ribeirinhas da região do Mamuru, localizadas em uma área de fronteira entre os Municípios de Parintins-Am e Juruti-Pa, dessa forma trazendo contribuições para reflexão sobre a Educação do Campo, de maneira específica objetiva: escutar relatos orais de professores de escolas ribeirinhas sobre suas trajetórias profissionais; Registrando, a partir dos relatos orais, as experiências, os desafios e as potencialidades pedagógicas de professores; e analisar os dados coletados a partir da perspectiva histórica e da educação do campo. O caminho metodológico está fundamentado na perspectiva histórica, com a metodologia da pesquisa da história oral, realização de entrevistas temáticas que serão gravadas para o devido registro dos relatos, trazendo experiências, vivências, desafios e possibilidades pedagógicas desses profissionais. Este projeto tem como referencial Freire (1974), Arroyo e Caldart e Molina (2011), Barros e Lihtnov (2016), Fenseca e Paz (2012), Vasconcelos (2017), além de várias outras teses, dissertações, e autores que abordam a temática. Espera-se com este trabalho contribua com os estudos na área da formação de professores do campo e com a valorização desses profissionais, pois essas histórias são capazes de gerar conexão da experiência vivida com a diversidade dos territórios amazônicos. Os resultados parciais apresentam o estudo do referencial teórico de temas envolvendo história oral, saberes docentes, educação do campo e análise inicial das entrevistas. Mostrando a importância da metodologia da história oral e a perspectiva da realidade das lutas de professores ribeirinhos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66706a35a8867_17062024135413.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-06-17 13:54:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE RODRIGUES DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "DAIANE" "autor_email" => "daianecruz.9915002@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }