O GÊNERO DIÁRIO COMO PRÁTICA SOCIAL DE ESCRITA NA EJA
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Diante disso, a centralidade do texto para o ensino de Língua Portuguesa, no que diz respeito à definição de conteúdos, habilidades e objetivos, parte do gênero discursivo a que o texto pertence, assim como de uma perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem, em que os textos aparecem sempre relacionados aos seus contextos de produção. Por isso, reconhecemos que um trabalho educacional nos moldes propostos pelos documentos oficiais (BNCC e PCN) exige a aplicação de metodologias que incentivem a participação ativa dos estudantes na produção de conhecimento, transportando-os da posição de receptores para o lugar de agentes no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o ensino de língua a partir da realização de projetos didáticos tem possibilitado a abordagem das diferentes práticas de linguagem, em especial, leitura, produção de textos e análise linguística, inclusive na Educação de Jovens e Adultos. Seguindo essa compreensão, o Projeto “Semanário”, realizado em duas turmas de EJA, possibilitou-nos um trabalho com língua que auxiliou a compreensão de nossos estudantes a respeito do contexto de produção e circulação de textos reais escritos por eles e, principalmente, permitiu um trabalho amparado pela escuta do outro." 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