CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97715 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4080 "inscrito_id" => 18185 "titulo" => "CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA." "resumo" => "A avaliação escolar só tem sentido na medida em que se articula com seu projeto pedagógico. O Projeto Político pedagógico oferece direção à prática docente, bem como, é guia e critério para avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, surgiu a questão problema da pesquisa: Quais as concepções de avaliação da aprendizagem presentes no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia? Para responder essa questão, o presente estudo buscou analisar as concepções de avaliação da aprendizagem presentes no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia do IEAA, haja vista que vem se tornando comum a concepção de avaliação como o ato de aplicar provas (exercícios ou trabalhos), atribuir notas e classificar os alunos. Com base na sua problemática, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa, do tipo documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (1995). Os dados apontam que o PPC de Pedagogia menciona que o professor avalia seus alunos de acordo com o proposto na apresentação no plano de ensino, cobrando e avaliando somente o que foi passado como conteúdo geral e específico. A avaliação da aprendizagem deve ter o intuito de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, enfatizando que esse procedimento vai além de aplicar provas, testes e conceder notas aleatórias, porém exige um acompanhamento ao decorrer dos diferentes momentos do processo educativo, que segundo Cipriano Luckesi (2011) “avaliar significa investigar a realidade e nela intervir, se necessário”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65818ebc6634b_19122023093820.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 09:38:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA LOPES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANESSA LOPES" "autor_email" => "vanessa015lopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97715 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4080 "inscrito_id" => 18185 "titulo" => "CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO IEAA." "resumo" => "A avaliação escolar só tem sentido na medida em que se articula com seu projeto pedagógico. O Projeto Político pedagógico oferece direção à prática docente, bem como, é guia e critério para avaliação da aprendizagem. Nessa perspectiva, surgiu a questão problema da pesquisa: Quais as concepções de avaliação da aprendizagem presentes no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia? Para responder essa questão, o presente estudo buscou analisar as concepções de avaliação da aprendizagem presentes no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia do IEAA, haja vista que vem se tornando comum a concepção de avaliação como o ato de aplicar provas (exercícios ou trabalhos), atribuir notas e classificar os alunos. Com base na sua problemática, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa, do tipo documental. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (1995). Os dados apontam que o PPC de Pedagogia menciona que o professor avalia seus alunos de acordo com o proposto na apresentação no plano de ensino, cobrando e avaliando somente o que foi passado como conteúdo geral e específico. A avaliação da aprendizagem deve ter o intuito de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, enfatizando que esse procedimento vai além de aplicar provas, testes e conceder notas aleatórias, porém exige um acompanhamento ao decorrer dos diferentes momentos do processo educativo, que segundo Cipriano Luckesi (2011) “avaliar significa investigar a realidade e nela intervir, se necessário”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65818ebc6634b_19122023093820.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 09:38:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA LOPES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANESSA LOPES" "autor_email" => "vanessa015lopes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }