PRODUÇÃO TEXTUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NO CURRÍCULO EM MOVIMENTO: RUPTURAS E/OU CONTINUIDADES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98674 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5308 "inscrito_id" => 2907 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NO CURRÍCULO EM MOVIMENTO: RUPTURAS E/OU CONTINUIDADES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO?" "resumo" => "O presente estudo analisou as três edições da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2015; 2016; 2017), o Currículo em Movimento do Distrito Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018) e a (des)articulação no campo da alfabetização entre os referenciais, tomando como referência o eixo de ensino da língua: produção de texto. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (GIL, 2008; MINAYO, 2001), cujas técnicas de investigação foram: análise documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2020 com três professoras alfabetizadoras, atuantes nos três anos do Bloco Inicial de Alfabetização - BIA da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977; FRANCO, 2018). Os resultados apontaram poucos objetivos referentes ao trabalho com as estratégias de produção de texto, visto que os referenciais, em seus corpus textuais de fundamentação de trabalho com a língua, discorrem sobre essa dimensão longamente, no entanto, só foram traduzidos em objetivos de aprendizagem no Currículo em Movimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2907_TB5308_12102023185050.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KÁTIA DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA KÁTIA" "autor_email" => "anakatt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98674 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5308 "inscrito_id" => 2907 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E NO CURRÍCULO EM MOVIMENTO: RUPTURAS E/OU CONTINUIDADES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO?" "resumo" => "O presente estudo analisou as três edições da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2015; 2016; 2017), o Currículo em Movimento do Distrito Federal (DISTRITO FEDERAL, 2018) e a (des)articulação no campo da alfabetização entre os referenciais, tomando como referência o eixo de ensino da língua: produção de texto. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (GIL, 2008; MINAYO, 2001), cujas técnicas de investigação foram: análise documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2020 com três professoras alfabetizadoras, atuantes nos três anos do Bloco Inicial de Alfabetização - BIA da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977; FRANCO, 2018). Os resultados apontaram poucos objetivos referentes ao trabalho com as estratégias de produção de texto, visto que os referenciais, em seus corpus textuais de fundamentação de trabalho com a língua, discorrem sobre essa dimensão longamente, no entanto, só foram traduzidos em objetivos de aprendizagem no Currículo em Movimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2907_TB5308_12102023185050.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KÁTIA DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA KÁTIA" "autor_email" => "anakatt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }