USO DE EXCICATAS E TERRÁRIO COMO ALTERNATIVA PARA DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97723 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4092 "inscrito_id" => 9120 "titulo" => "USO DE EXCICATAS E TERRÁRIO COMO ALTERNATIVA PARA DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A flora da região amazônica compõe uma das maiores diversidades do planeta. Todavia, os conteúdos relacionados à botânica ainda são, na maioria das vezes discutidos na escola de forma teórica e descontextualizados com a realidade regional. Deste modo, a realização dessa ação teve como objetivo a dinamização das aulas de ciências de maneira que despertasse interesse por parte dos alunos. Sendo assim, foi realizada na ETI - Escola de Tempo Integral de Araguatins, no 8° ano do Ensino Fundamental, durante o modulo I do Programa de Residência Pedagógica, uma série de atividades didáticas com recursos metodológicos dinamizadas, tais como construção de terrário e exsicatas com diferentes grupos de plantas e apresentações dos resultados, buscando diversificar as aulas de botânica, em especial sobre a reprodução dos diferentes grupos de plantas e sua morfologia. De modo que para realização das aulas práticas foram coletados ramos de plantas (pteridófitos), flores (gimnospermas) para posterior identificação e confecção de exsicatas e musgos (briófitas) para construção do terrário, todos eles com ênfase na morfologia, sua importância e seu habitat. Portanto, a socialização dos resultados alcançados pelos grupos foi realizada em forma de apresentação oral para os demais alunos, sendo avaliados pela descrição da morfologia de cada grupo de plantas bem como a estética e componentes presentes no terrário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9120_TB4092_13062023141719.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIDIAN FERNANDES DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIDIAN" "autor_email" => "midyanfdss@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97723 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4092 "inscrito_id" => 9120 "titulo" => "USO DE EXCICATAS E TERRÁRIO COMO ALTERNATIVA PARA DINAMIZAÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "A flora da região amazônica compõe uma das maiores diversidades do planeta. Todavia, os conteúdos relacionados à botânica ainda são, na maioria das vezes discutidos na escola de forma teórica e descontextualizados com a realidade regional. Deste modo, a realização dessa ação teve como objetivo a dinamização das aulas de ciências de maneira que despertasse interesse por parte dos alunos. Sendo assim, foi realizada na ETI - Escola de Tempo Integral de Araguatins, no 8° ano do Ensino Fundamental, durante o modulo I do Programa de Residência Pedagógica, uma série de atividades didáticas com recursos metodológicos dinamizadas, tais como construção de terrário e exsicatas com diferentes grupos de plantas e apresentações dos resultados, buscando diversificar as aulas de botânica, em especial sobre a reprodução dos diferentes grupos de plantas e sua morfologia. De modo que para realização das aulas práticas foram coletados ramos de plantas (pteridófitos), flores (gimnospermas) para posterior identificação e confecção de exsicatas e musgos (briófitas) para construção do terrário, todos eles com ênfase na morfologia, sua importância e seu habitat. Portanto, a socialização dos resultados alcançados pelos grupos foi realizada em forma de apresentação oral para os demais alunos, sendo avaliados pela descrição da morfologia de cada grupo de plantas bem como a estética e componentes presentes no terrário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9120_TB4092_13062023141719.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIDIAN FERNANDES DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "MIDIAN" "autor_email" => "midyanfdss@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }