MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE MODELOS DIDÁTICOS PATENTEADOS SOBRE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS PARA ALUNOS NORMOVISUAIS E COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97614 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3942 "inscrito_id" => 13609 "titulo" => "MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE MODELOS DIDÁTICOS PATENTEADOS SOBRE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS PARA ALUNOS NORMOVISUAIS E COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Ciências morfológicas na área de saúde humana envolvem a anatomia, a embriologia, a histologia e a biologia celular, essas áreas da ciências são repletas de conceitos, processos e estruturas complexas tornando difícil a compreensão desses conhecimentos. Sendo assim, o uso de modelos didáticos é de tamanha relevância pois são uma representação simplificada e estruturada de um conceito, processo ou sistema. Para identificar os modelos didáticos existentes é possível realizar monitoramento tecnológico. Este envolve a busca por novas tecnologias, inovações, patentes, pesquisas científicas e outras fontes relevantes. O objetivo do presente trabalho foi monitorar tecnologicamente modelos didáticos patenteados de citologia, anatomia, histologia e embriologia elencando os que são acessíveis a estudantes com deficiências visuais. Para tal foram realizadas duas etapas. A primeira consistiu no levantamento de dados nas bases de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e The Lens (lens.org) que abrange o Global Dossier com as patentes dos escritórios estadunidense, europeu, japonês, coreano e chinês. A segunda etapa consistiu na interpretação desses dados com o objetivo de identificar os principais inventores, quais áreas das ciências morfológicas possuem mais protótipos didáticos, ano de depósito e quais países mais desenvolveram patentes. Após a análise dos dados, foi possível constatar que em 2004 a primeira patente na área foi depositada e em 2021 houveram 8 depósitos; o país que mais patenteou modelos foi a China; ademais, a área das ciências morfológicas que mais recebeu depósitos foi a de anatomia. Quanto à acessibilidade dessas patentes, foi identificada apenas duas, acessíveis a estudantes com deficiência visual. Desse modo, conclui-se que ao longo dos anos o ramo de produção de modelos didáticos para o ensino das ciências morfológicas cresceu significativamente, no entanto, a acessibilidade desses modelos ainda carece de mais pesquisa e desenvolvimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13609_TB3942_24092023222000.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINE DA SILVEIRA AMORIM" "autor_nome_curto" => "KALINE" "autor_email" => "kaline.amorim@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97614 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3942 "inscrito_id" => 13609 "titulo" => "MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE MODELOS DIDÁTICOS PATENTEADOS SOBRE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS PARA ALUNOS NORMOVISUAIS E COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Ciências morfológicas na área de saúde humana envolvem a anatomia, a embriologia, a histologia e a biologia celular, essas áreas da ciências são repletas de conceitos, processos e estruturas complexas tornando difícil a compreensão desses conhecimentos. Sendo assim, o uso de modelos didáticos é de tamanha relevância pois são uma representação simplificada e estruturada de um conceito, processo ou sistema. Para identificar os modelos didáticos existentes é possível realizar monitoramento tecnológico. Este envolve a busca por novas tecnologias, inovações, patentes, pesquisas científicas e outras fontes relevantes. O objetivo do presente trabalho foi monitorar tecnologicamente modelos didáticos patenteados de citologia, anatomia, histologia e embriologia elencando os que são acessíveis a estudantes com deficiências visuais. Para tal foram realizadas duas etapas. A primeira consistiu no levantamento de dados nas bases de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e The Lens (lens.org) que abrange o Global Dossier com as patentes dos escritórios estadunidense, europeu, japonês, coreano e chinês. A segunda etapa consistiu na interpretação desses dados com o objetivo de identificar os principais inventores, quais áreas das ciências morfológicas possuem mais protótipos didáticos, ano de depósito e quais países mais desenvolveram patentes. Após a análise dos dados, foi possível constatar que em 2004 a primeira patente na área foi depositada e em 2021 houveram 8 depósitos; o país que mais patenteou modelos foi a China; ademais, a área das ciências morfológicas que mais recebeu depósitos foi a de anatomia. Quanto à acessibilidade dessas patentes, foi identificada apenas duas, acessíveis a estudantes com deficiência visual. Desse modo, conclui-se que ao longo dos anos o ramo de produção de modelos didáticos para o ensino das ciências morfológicas cresceu significativamente, no entanto, a acessibilidade desses modelos ainda carece de mais pesquisa e desenvolvimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13609_TB3942_24092023222000.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINE DA SILVEIRA AMORIM" "autor_nome_curto" => "KALINE" "autor_email" => "kaline.amorim@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }