EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFPB: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97724 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4093 "inscrito_id" => 293 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFPB: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE DOCENTE" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica favorece a articulação entre a universidade e as escolas da Educação Básica, inserido os futuros professores em espaços de participação e reflexão propícios para a construção de um conhecimento profissional docente. Nestes espaços, as experiências vivenciadas promovem a constituição de uma identidade docente pautada em características e capacidades especificas do movimento de tornar-se professor, aspectos presentes na dimensão da profissionalidade docente. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar indícios do desenvolvimento da profissionalidade docente em Matemática a partir das experiências de bolsistas do Programa Residência Pedagógica do campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba. Para o alcance do objetivo, utilizamos a abordagem qualitativa, coletando os dados através de entrevistas semiestruturada com bolsistas que fazem parte do núcleo 3. Após a análise das repostas, evidenciamos que a inserção no campo profissional no momento da formação inicial, por meio do programa, permite conhecer diferentes materiais e abordagens didáticas para o ensino de Matemática, assim como, potencializar a dimensão dialógica na mediação da atividade docente em contanto com as orientações e diretrizes da preceptora e do docente orientador. Apontamos, ainda, indícios de contribuições do programa no desenvolvimento da profissionalidade docente ao olhar as ações realizadas pelos bolsistas, principalmente, no que tange a postura dialógica, o comprometimento e a reflexão crítica do lugar (universidade/escola) onde vivenciam as experiências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID293_TB4093_19112023221709.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA" "autor_email" => "daianaestrela@servidor.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97724 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4093 "inscrito_id" => 293 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFPB: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE DOCENTE" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica favorece a articulação entre a universidade e as escolas da Educação Básica, inserido os futuros professores em espaços de participação e reflexão propícios para a construção de um conhecimento profissional docente. Nestes espaços, as experiências vivenciadas promovem a constituição de uma identidade docente pautada em características e capacidades especificas do movimento de tornar-se professor, aspectos presentes na dimensão da profissionalidade docente. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar indícios do desenvolvimento da profissionalidade docente em Matemática a partir das experiências de bolsistas do Programa Residência Pedagógica do campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba. Para o alcance do objetivo, utilizamos a abordagem qualitativa, coletando os dados através de entrevistas semiestruturada com bolsistas que fazem parte do núcleo 3. Após a análise das repostas, evidenciamos que a inserção no campo profissional no momento da formação inicial, por meio do programa, permite conhecer diferentes materiais e abordagens didáticas para o ensino de Matemática, assim como, potencializar a dimensão dialógica na mediação da atividade docente em contanto com as orientações e diretrizes da preceptora e do docente orientador. Apontamos, ainda, indícios de contribuições do programa no desenvolvimento da profissionalidade docente ao olhar as ações realizadas pelos bolsistas, principalmente, no que tange a postura dialógica, o comprometimento e a reflexão crítica do lugar (universidade/escola) onde vivenciam as experiências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID293_TB4093_19112023221709.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA" "autor_email" => "daianaestrela@servidor.ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }