CONTRIBUTOS DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE DOUTORANDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100405 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7603 "inscrito_id" => 3583 "titulo" => "CONTRIBUTOS DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE DOUTORANDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Estágio à Docência é atividade obrigatória do Doutorado em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), possibilitando aos doutorandos um contato direto com a sala de aula no âmbito do Ensino Superior. Essa vivência é articulada às atividades teórico-práticas desenvolvidas na formação inicial de professores/as, objetivando o aprimoramento dessa formação e possibilitando novas maneiras de atuação em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar como as atividades formativas foram desenvolvidas no âmbito do Estágio à Docência, buscando destacar suas potencialidades para a qualificação docente. Este estudo trata-se de um relato de experiência que buscou evidenciar na Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), especificamente, as principais atividades desenvolvidas durante o semestre 2022.1, que possibilitaram aprendizagens e fortalecimento das relações professor-aluno e aluno-aluno. Para esta escrita, escolheu-se as propostas desenvolvidas presencialmente na disciplina Biologia Celular, de março a junho de 2022. Com base nessa realidade, destaca-se que a Biologia Celular é ofertada no primeiro semestre e contou com um público de 21 estudantes. Deste modo, além de conduzir os/as estudantes por caminhos pavimentados, é preciso que o/a docente articule abordagens teóricas e práticas e oportunize diferentes aprendizagens. A Licenciatura em Ciências Biológicas da FECLI/UECE oportunizou abordagens e vivências em diferentes aspectos, contextos a partir de variadas estratégias de ensino e de aprendizagem. Como principais resultados, destacam-se as ações executadas no semestre: aulas expositivo-dialogadas; aulas práticas (em sala ou no laboratório de Biologia) e aulas dinâmicas, com utilização de recursos tecnológicos e digitais; além da confecção de uma célula eucariótica com matérias de baixo custo; aula prática de microscopia e visualização de lâminas permanentes; quizzes; elaboração de mapas conceituais e paródias e, ainda, a construção de maquetes de células em biscuit." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3583_TB7603_20062023233853.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA" "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO FEITOSA" "autor_email" => "roberio.feit@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100405 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7603 "inscrito_id" => 3583 "titulo" => "CONTRIBUTOS DO ESTÁGIO À DOCÊNCIA PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE DOUTORANDOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O Estágio à Docência é atividade obrigatória do Doutorado em Ensino da Universidade Federal do Ceará (UFC), possibilitando aos doutorandos um contato direto com a sala de aula no âmbito do Ensino Superior. Essa vivência é articulada às atividades teórico-práticas desenvolvidas na formação inicial de professores/as, objetivando o aprimoramento dessa formação e possibilitando novas maneiras de atuação em sala de aula. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar como as atividades formativas foram desenvolvidas no âmbito do Estágio à Docência, buscando destacar suas potencialidades para a qualificação docente. Este estudo trata-se de um relato de experiência que buscou evidenciar na Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), especificamente, as principais atividades desenvolvidas durante o semestre 2022.1, que possibilitaram aprendizagens e fortalecimento das relações professor-aluno e aluno-aluno. Para esta escrita, escolheu-se as propostas desenvolvidas presencialmente na disciplina Biologia Celular, de março a junho de 2022. Com base nessa realidade, destaca-se que a Biologia Celular é ofertada no primeiro semestre e contou com um público de 21 estudantes. Deste modo, além de conduzir os/as estudantes por caminhos pavimentados, é preciso que o/a docente articule abordagens teóricas e práticas e oportunize diferentes aprendizagens. A Licenciatura em Ciências Biológicas da FECLI/UECE oportunizou abordagens e vivências em diferentes aspectos, contextos a partir de variadas estratégias de ensino e de aprendizagem. Como principais resultados, destacam-se as ações executadas no semestre: aulas expositivo-dialogadas; aulas práticas (em sala ou no laboratório de Biologia) e aulas dinâmicas, com utilização de recursos tecnológicos e digitais; além da confecção de uma célula eucariótica com matérias de baixo custo; aula prática de microscopia e visualização de lâminas permanentes; quizzes; elaboração de mapas conceituais e paródias e, ainda, a construção de maquetes de células em biscuit." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3583_TB7603_20062023233853.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBÉRIO RODRIGUES FEITOSA" "autor_nome_curto" => "ROBÉRIO FEITOSA" "autor_email" => "roberio.feit@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }