TERREIRO : O TERRITÓRIO DE SABERES ANCESTRAIS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL, UM OLHAR SOBRE O LIVRO “ CONHECENDO OS ORIXÁS: DE EXÚ A OXALÁ”
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99926 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6958 "inscrito_id" => 18979 "titulo" => "TERREIRO : O TERRITÓRIO DE SABERES ANCESTRAIS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL, UM OLHAR SOBRE O LIVRO “ CONHECENDO OS ORIXÁS: DE EXÚ A OXALÁ”" "resumo" => "A presente pesquisa tem por objetivo argumentar a importância do livro infantil paradidático na educação ambiental em pé de igualdade com a educação antirracista e ancestral , essa pesquisa destaca os aspectos dos elementos da natureza em conexão aos orixás , dos quais são deuses africanos , e forças da natureza, nesse caminho ,ao unir-se e considerar os processos de desenvolvimento infantil o ponto de partida é por meio do intermédio do livro , que busca abordar a educação ambiental e ancestral de maneira social e sustentável, e propicia à faixa etária de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Entre os objetivos da pesquisa, destaca-se como fio condutor o livro paradidático e sua importância no desenvolvimento social da cultura afro-brasileira e ambiental na construção de conexões com o ambiente, além de valores sociais, conhecimentos e atitudes da criança , as abordagens refere-se à esses temas transversais a serem discutidos nas escolas. Para mais, a autora destaca as propostas sobre o ensino ambiental e antirracista na etapa de ensino fundamental anos iniciais através dos documentos norteadores da educação e da lei brasileira. Como metodologia para esse objetivo, utilizou-se, a análise de conteúdo e o livro “Conhecendo os Orixás: de Exú a Oxalá”, da autora Waldete Tristão, com ilustrações de Caco Bressane, apresentando ópticas da literatura paradidática que emerge de possibilidades em diálogos educacionais e sociais no que tange a temática ambiental e ancestral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18979_TB6958_20112023152713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELLEN CORREIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SUELLEN CORREIA" "autor_email" => "suellencorreia0521@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99926 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6958 "inscrito_id" => 18979 "titulo" => "TERREIRO : O TERRITÓRIO DE SABERES ANCESTRAIS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL, UM OLHAR SOBRE O LIVRO “ CONHECENDO OS ORIXÁS: DE EXÚ A OXALÁ”" "resumo" => "A presente pesquisa tem por objetivo argumentar a importância do livro infantil paradidático na educação ambiental em pé de igualdade com a educação antirracista e ancestral , essa pesquisa destaca os aspectos dos elementos da natureza em conexão aos orixás , dos quais são deuses africanos , e forças da natureza, nesse caminho ,ao unir-se e considerar os processos de desenvolvimento infantil o ponto de partida é por meio do intermédio do livro , que busca abordar a educação ambiental e ancestral de maneira social e sustentável, e propicia à faixa etária de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Entre os objetivos da pesquisa, destaca-se como fio condutor o livro paradidático e sua importância no desenvolvimento social da cultura afro-brasileira e ambiental na construção de conexões com o ambiente, além de valores sociais, conhecimentos e atitudes da criança , as abordagens refere-se à esses temas transversais a serem discutidos nas escolas. Para mais, a autora destaca as propostas sobre o ensino ambiental e antirracista na etapa de ensino fundamental anos iniciais através dos documentos norteadores da educação e da lei brasileira. Como metodologia para esse objetivo, utilizou-se, a análise de conteúdo e o livro “Conhecendo os Orixás: de Exú a Oxalá”, da autora Waldete Tristão, com ilustrações de Caco Bressane, apresentando ópticas da literatura paradidática que emerge de possibilidades em diálogos educacionais e sociais no que tange a temática ambiental e ancestral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18979_TB6958_20112023152713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELLEN CORREIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SUELLEN CORREIA" "autor_email" => "suellencorreia0521@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }