Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA EXTENSÃO INSTITUCIONALIZADA À EXTENSÃO CURRICULARIZADA: O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A curricularização da extensão nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior está regulamentada pela Resolução nº 07/2018, que regimenta o disposto na Meta 12.7, da Lei nº 13.005/2014 que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024. O presente artigo objetiva apresentar o relato de experiência do processo de implantação e implementação da curricularização da extensão na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Como referencial metodológico, utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, bibliográfico e documental. Inicialmente, fazemos uma breve contextualização histórica das práticas de atividades de extensão universitária no Brasil, recorrendo a referenciais teóricos que abordam sobre práticas extensionistas e seu processo de institucionalização. Na sequência, trazemos uma discussão sobre a curricularização da extensão, a partir de referenciais que abordam a extensão como atividade integrante da matriz curricular, com foco no protagonismo do aluno e no perfil do egresso, numa perspectiva interdisciplinar e dialógica com as comunidades externas às instituições de ensino, considerando a importância da interação entre universidade e sociedade. Dando continuidade, discorremos sobre as ações desenvolvidas no processo de implantação e implementação da curricularização da extensão na UFERSA, como capacitações e orientações aos integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes – NDE e aos coordenadores dos cursos de graduação, sua normatização por meio de diretrizes internas, referentes à reformulação curricular e aos Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs e ainda, sobre o planejamento das etapas operacionais. Diante disso, temos vislumbrado como resultados prospectivos, a necessidade de refletir sobre o “como fazer” que está diretamente relacionado ao “por que fazer” e “para quê fazer”, o que implica em mudanças de paradigmas.

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