GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE EDUCADORES(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97770 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4163 "inscrito_id" => 6755 "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE EDUCADORES(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Esse estudo foi desenvolvido a partir de indagações e reflexões de graduandas dos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Propõe levantar reflexões acerca das atividades infantis desenvolvidas no espaço escolar, uma vez que as questões de gênero e sexualidade continuam sendo abordadas de forma extremamente negligenciada e machista na Educação Infantil. Objetiva refletir como as questões de gênero e sexualidade são trabalhadas por professores(as) na Educação Infantil. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica, essa que para Sousa; et al;. (2021), é um processo de investigação utilizada para solucionar, responder ou aprofundar os conhecimentos acerca dos fenômenos estudados, realizadas a partir do levantamento de referências teóricas que já foram analisadas e publicadas como livros, artigos científicos e páginas de web sites. Nessa pesquisa foram investigados artigos e livros dos autores/as que discutem as questões de gênero ou de sexualidade como Hooks (2013), Adichie (2017), D’Ávila (2019) e outros/as. Mediante o pensamento dos/as autores/as, os/as professores(as) apontam que na Educação Infantil as crianças vivenciam experiências que oportunizam conviver com grupos sociais diferentes, tanto na escola como no seio familiar e social, assim, essas relações são importantes para efetivar as intencionalidades pedagógicas, ao tempo em que é preciso atentar para não perpetuar os "papéis de gênero" postos historicamente. Nesse sentido, o pensamento freudiano pontua a sexualidade como sendo um processo de construção do sujeito enquanto indivíduo, que implica um processo conflituoso de construção de identidade a partir do nascimento, assim, entendemos que é crucial trabalhar a sexualidade de forma coerente e sem tabus para que esta se construa consciente e não sofra violência de gênero que a falta de equidade, o machismo e a patriarcado patrocinam. Nesse sentido, sabemos que o papel do educador e da escola é fundamental para essa formação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6755_TB4163_09122023234052.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA MOREIRA DE QUEIROGA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianamoreira201342@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97770 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4163 "inscrito_id" => 6755 "titulo" => "GÊNERO E SEXUALIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE EDUCADORES(AS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Esse estudo foi desenvolvido a partir de indagações e reflexões de graduandas dos cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Propõe levantar reflexões acerca das atividades infantis desenvolvidas no espaço escolar, uma vez que as questões de gênero e sexualidade continuam sendo abordadas de forma extremamente negligenciada e machista na Educação Infantil. Objetiva refletir como as questões de gênero e sexualidade são trabalhadas por professores(as) na Educação Infantil. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica, essa que para Sousa; et al;. (2021), é um processo de investigação utilizada para solucionar, responder ou aprofundar os conhecimentos acerca dos fenômenos estudados, realizadas a partir do levantamento de referências teóricas que já foram analisadas e publicadas como livros, artigos científicos e páginas de web sites. Nessa pesquisa foram investigados artigos e livros dos autores/as que discutem as questões de gênero ou de sexualidade como Hooks (2013), Adichie (2017), D’Ávila (2019) e outros/as. Mediante o pensamento dos/as autores/as, os/as professores(as) apontam que na Educação Infantil as crianças vivenciam experiências que oportunizam conviver com grupos sociais diferentes, tanto na escola como no seio familiar e social, assim, essas relações são importantes para efetivar as intencionalidades pedagógicas, ao tempo em que é preciso atentar para não perpetuar os "papéis de gênero" postos historicamente. Nesse sentido, o pensamento freudiano pontua a sexualidade como sendo um processo de construção do sujeito enquanto indivíduo, que implica um processo conflituoso de construção de identidade a partir do nascimento, assim, entendemos que é crucial trabalhar a sexualidade de forma coerente e sem tabus para que esta se construa consciente e não sofra violência de gênero que a falta de equidade, o machismo e a patriarcado patrocinam. Nesse sentido, sabemos que o papel do educador e da escola é fundamental para essa formação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6755_TB4163_09122023234052.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA MOREIRA DE QUEIROGA" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianamoreira201342@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }