Em muitas situações, o ápice da formação inicial docente dá-se durante o processo de estágio curricular obrigatório. Nele, o graduando entra em contato com o campo profissional, onde tem a possibilidade de colocar em prática os saberes apreendidos no decorrer dos estudos teóricos. Nesse sentido, a teoria coloca-se como elemento de sustentação à sua ação, desenvolvendo-se a partir de valores, conhecimentos, pensamentos e cultura, que se encontram intrinsicamente imbricados com a realidade/contexto social vigente. Este trabalho objetiva indicar as contribuições do estágio curricular obrigatório para a formação do professor também na dimensão do pesquisador, pois compreende-se que a inserção no cotidiano docente é em si uma oportunidade de questionar e refletir sobre a realidade e produzir conhecimentos que vão realimentar as práticas. Assim sendo, esta pesquisa numa abordagem qualitativa, centra-se em uma revisão de literatura, tomando por base autores que discutem acerca da temática, como Lima, Pimenta (2006, 2010) e Freire (2020). Os resultados apontam que a imersão no contexto educativo, social e cultural da escola favorece o aperfeiçoamento acadêmico e profissional do professor e futuro professor, desenvolvendo/planejando ações que consideram a realidade observada. Isso se dá, principalmente, porque as vivências do estágio podem ser aproveitadas como oportunidade de pesquisa, na qual o estagiário toma distância da realidade que está inserido (seu campo de estudo), mas com um olhar de pesquisador, de alguém que analisa, confronta a prática com a teoria e produz novos saberes.