REUNIÃO COM AS FAMÍLIAS DOS(AS) DISCENTES: UMA TECNOLOGIA PARA O MODO SER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97901 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4337 "inscrito_id" => 16930 "titulo" => "REUNIÃO COM AS FAMÍLIAS DOS(AS) DISCENTES: UMA TECNOLOGIA PARA O MODO SER" "resumo" => "Este artigo diz respeito à avaliação das Reuniões com Pais e Responsáveis dos (das) discentes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE/campus Juazeiro do Norte. Pretende-se apresentar a importância destes encontros como um momento para o fortalecimento do vínculo entre a escola e a família, através da escuta interativa, para socialização de informações acerca do trabalho educacional realizado por estas duas instituições. Além disso, objetivam a conexão do aluno ao seu processo educativo, bem como a avaliação e o replanejamento pedagógico, que valorize a inter-relação entre as instâncias inerentes ao ser humano, a saber, Conhecimento (C), Sentimento (S) e Ação (A). As teorias que embasam este estudo são: 1) a Metodologia da Compreensão Existencial (MCE) – Tecnologia Educacional para o Modo Ser, proposta pelo professor Leonel Correia Pinto e 2) a Avaliação Formativa e Somativa idealizada por Michael Scriven. A escolha da metodologia qualitativa utilizada, Estudo de Caso, justifica-se pelo tamanho da amostra e pela especificidade do fenômeno. O planejamento das Reuniões com Pais e Responsáveis é realizado por vários setores e servidores que integram a referida instituição. A pauta é elaborada com base nos registros dos depoimentos das reuniões anteriores, dados referentes ao desempenho dos alunos, relatos apresentados nos Conselhos de Classe e informes. Também são definidas as dinâmicas e textos reflexivos a serem trabalhados na ocasião, que cooperam para o desenvolvimento das relações intrapessoais e interpessoais. Discorre-se ainda sobre as percepções das reuniões específicas, realizadas com os pais de alunos em situações de retenções e de progressão parcial de estudos. As observações registradas demonstram que os familiares saem satisfeitos dos encontros porque sentem-se sujeitos do processo, convictos de que sua participação é fundamental para o desenvolvimento educacional de seu (sua) filho(a)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16930_TB4337_04102023191221.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDINALVA FERNANDES LIMA" "autor_nome_curto" => "WANDINALVA" "autor_email" => "wandinalvalima@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97901 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4337 "inscrito_id" => 16930 "titulo" => "REUNIÃO COM AS FAMÍLIAS DOS(AS) DISCENTES: UMA TECNOLOGIA PARA O MODO SER" "resumo" => "Este artigo diz respeito à avaliação das Reuniões com Pais e Responsáveis dos (das) discentes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE/campus Juazeiro do Norte. Pretende-se apresentar a importância destes encontros como um momento para o fortalecimento do vínculo entre a escola e a família, através da escuta interativa, para socialização de informações acerca do trabalho educacional realizado por estas duas instituições. Além disso, objetivam a conexão do aluno ao seu processo educativo, bem como a avaliação e o replanejamento pedagógico, que valorize a inter-relação entre as instâncias inerentes ao ser humano, a saber, Conhecimento (C), Sentimento (S) e Ação (A). As teorias que embasam este estudo são: 1) a Metodologia da Compreensão Existencial (MCE) – Tecnologia Educacional para o Modo Ser, proposta pelo professor Leonel Correia Pinto e 2) a Avaliação Formativa e Somativa idealizada por Michael Scriven. A escolha da metodologia qualitativa utilizada, Estudo de Caso, justifica-se pelo tamanho da amostra e pela especificidade do fenômeno. O planejamento das Reuniões com Pais e Responsáveis é realizado por vários setores e servidores que integram a referida instituição. A pauta é elaborada com base nos registros dos depoimentos das reuniões anteriores, dados referentes ao desempenho dos alunos, relatos apresentados nos Conselhos de Classe e informes. Também são definidas as dinâmicas e textos reflexivos a serem trabalhados na ocasião, que cooperam para o desenvolvimento das relações intrapessoais e interpessoais. Discorre-se ainda sobre as percepções das reuniões específicas, realizadas com os pais de alunos em situações de retenções e de progressão parcial de estudos. As observações registradas demonstram que os familiares saem satisfeitos dos encontros porque sentem-se sujeitos do processo, convictos de que sua participação é fundamental para o desenvolvimento educacional de seu (sua) filho(a)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16930_TB4337_04102023191221.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDINALVA FERNANDES LIMA" "autor_nome_curto" => "WANDINALVA" "autor_email" => "wandinalvalima@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }