RESUMOO presente trabalho visa relatar a experiência dos alunos do 2º ano do ensino médio e 8º e 9º do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, juntamente com os alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) sobre a aplicabilidade dos “Gêneros Textuais” no ensino de Língua Inglesa, baseado nos princípios pressupostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A importância desta análise fundamenta-se na compreensão da noção de gêneros textuais na prática em sala de aula. Dessa forma, o docente é convidado a elaborar estratégias que possibilitem que a Língua Inglesa seja ensinada de forma real e contextualizada. Para tal investigação propomos o estudo de alguns gêneros textuais: a história em quadrinhos, a poesia, o noticiário, a música, o bilhete e a receita culinária. A escolha se deve ao objetivo de despertar a capacidade do aluno em reconhecer, ler e compreender diferentes gêneros textuais em Língua Inglesa, saber distinguir a função de cada um deles, o seu propósito e as suas características, para lidar com diversas situações no mundo em que vivemos.