MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS: CONHECENDO A CITOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98111 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4595 "inscrito_id" => 5310 "titulo" => "MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS: CONHECENDO A CITOLOGIA" "resumo" => "Dada a complexidade e abstração de estruturas e funções discutidas na citologia, mencionadas por muitos alunos, observa-se a dificuldade de compreensão e construção de significados acerca do conteúdo. Nesse contexto, os modelos didáticos, planejados, discutidos e construídos pelos próprios alunos, configuram-se como um importante recurso didático, com potenciais de representação e associação de conhecimentos que codificam com mais facilidade a significação das estruturas e processos celulares, estabelecendo uma conexão entre teoria e prática. Objetivou-se com o presente trabalho refletir sobre o uso de modelos didáticos no ensino de biologia, suas implicações didáticas e seu impacto na aprendizagem dos alunos. A intervenção foi desenvolvida por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, em duas turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em Sobral - CE. O percurso metodológico teve início com a realização de aulas expositivas dialogadas sobre células procariontes e eucariontes, organelas celulares, membrana plasmática, divisão celular e núcleo. Posteriormente, a turma foi dividida em equipes, cada uma responsável pela criação de um modelo didático relacionado aos conteúdos discutidos. Com a finalização dos modelos, os alunos participaram de uma exposição, que foi intitulada “Intervalo Biológico”, na oportunidade os alunos apresentaram seus modelos para a comunidade escolar. Em seguida, aplicou-se um questionário com o intuito de conhecer melhor as percepções dos alunos sobre a prática desenvolvida. Fica evidente com a desenvoltura das apresentações, e a partir das respostas obtidas com o questionário, que os alunos construíram um importante repertório de compreensão e significados sobre a citologia, ressaltando o valor pedagógico e criativo dos modelos confeccionados na construção da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582e6cd6ab6f_20122023100621.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-20 10:06:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORAH LARA DE PAULA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DÉBORAH" "autor_email" => "deborah.dpaula@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98111 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4595 "inscrito_id" => 5310 "titulo" => "MODELOS DIDÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS: CONHECENDO A CITOLOGIA" "resumo" => "Dada a complexidade e abstração de estruturas e funções discutidas na citologia, mencionadas por muitos alunos, observa-se a dificuldade de compreensão e construção de significados acerca do conteúdo. Nesse contexto, os modelos didáticos, planejados, discutidos e construídos pelos próprios alunos, configuram-se como um importante recurso didático, com potenciais de representação e associação de conhecimentos que codificam com mais facilidade a significação das estruturas e processos celulares, estabelecendo uma conexão entre teoria e prática. Objetivou-se com o presente trabalho refletir sobre o uso de modelos didáticos no ensino de biologia, suas implicações didáticas e seu impacto na aprendizagem dos alunos. A intervenção foi desenvolvida por bolsistas do Programa de Residência Pedagógica do subprojeto de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, em duas turmas de 1º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em Sobral - CE. O percurso metodológico teve início com a realização de aulas expositivas dialogadas sobre células procariontes e eucariontes, organelas celulares, membrana plasmática, divisão celular e núcleo. Posteriormente, a turma foi dividida em equipes, cada uma responsável pela criação de um modelo didático relacionado aos conteúdos discutidos. Com a finalização dos modelos, os alunos participaram de uma exposição, que foi intitulada “Intervalo Biológico”, na oportunidade os alunos apresentaram seus modelos para a comunidade escolar. Em seguida, aplicou-se um questionário com o intuito de conhecer melhor as percepções dos alunos sobre a prática desenvolvida. Fica evidente com a desenvoltura das apresentações, e a partir das respostas obtidas com o questionário, que os alunos construíram um importante repertório de compreensão e significados sobre a citologia, ressaltando o valor pedagógico e criativo dos modelos confeccionados na construção da aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582e6cd6ab6f_20122023100621.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-20 10:06:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORAH LARA DE PAULA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "DÉBORAH" "autor_email" => "deborah.dpaula@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }